O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.
Dor no olho e dor de cabeça: pode indicar problemas de visão ou gripe; Dor e vermelhidão: é um sintoma de inflamação no olho, como conjuntivite; Dor ao piscar: pode ser sintoma de terçol ou de cisco no olho; Dor no olho e na testa: surge frequentemente em casos de enxaqueca.
A enxaqueca ocular (ou enxaqueca oftálmica) é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.
O que fazer para limpar os olhos do bebê Molhar uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico ou chá de camomila acabado de fazer, mas quase frio; Passar a compressa ou gaze num olho de cada vez, no sentido do canto do olho para fora, para não entupir o canal lacrimal, como mostra a imagem acima.
Pingar o leite materno – que é estéril, ou seja, livre de qualquer contaminação – nos olhos de um bebê com conjuntivite cura grande parte das infecções. Se você pingar o leite nos olhinhos do bebê e não notar uma melhora na secreção e inflamação, será necessário um tratamento com colírios contendo antibióticos.
A forma mais indicada para tirar um cisco do olho é seguir os seguintes passos:
Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.