A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais.
Esses radicais são classificados abaixo: a) Radicais monovalentes: apresentam um elétron livre em átomo de carbono. Arilas: o elétron livre pertence a carbono do núcleo benzênico: b) Radicais bivalentes: apresentam dois elétrons livres pertencentes ao mesmo carbono ou átomos de carbonos distintos.
Iso: esse prefixo é utilizado quando a valência livre está localizada no carbono primário de uma cadeia ramificada.
O isopropil possui uma ligação CH₂ que o isopropil não possui; Porém, tanto o propil como o isopropil são ramificações da cadeia carbônica; Além dessas ramificações também temos outros elementos com nomenclatura "etil" que também são importantes, tais como: Metil = CH₃
o que é isopropil e propil e qual é a sua diferença \/ Assim, a diferença entre o isopropil e o propil é o carbono em que esse radical se liga ao resto da cadeia carbônica, sendo que no isopropil a ligação é pelo carbono secundário e no propil pelo primário. O isopropil e o propil são radicais com 3 carbonos, -C3H7.
Em química orgânica, propil ou propila é um radical alquila de formula -C3H7. É derivado do alcano propano.
A diferença entre eles é onde está localizada a valência dos radicais. No propil ela está em uma das extremidades; já no isopropil ela se encontra no meio da cadeia (carbono secundário).