Para Paulo Freire (1987), a interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura.
Nas propostas de ensino, a perspectiva interdisciplinar vai além da integração de conteúdos curriculares, está associada ao desafio de superar visões fragmentadas do conhecimento para compreensão ampla sobre as temáticas.
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras.
Confira, agora, 5 dicas para inserir de vez a interdisciplinaridade no projeto pedagógico de sua escola.
A metodologia do trabalho interdisciplinar supõe atitude e método , envolvendo integração de conteúdos; passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, ponderando sobre o estudo e a pesquisa, a partir do apoio das diversas ciências.
Arte, literatura, ciências, matemática, geografia, música e outras áreas se integram naturalmente em diversas situações. Por isso é importante a interdisciplinaridade na escola, um dos principais elementos para ampliar a interação e praticar os conteúdos aprendidos.
A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o componente a ser aprendido, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
A interdisciplinaridade no Enem, segundo o coordenador do curso Poliedro, Vinícius Haidar, pode ser definida como “as questões que exigem cruzamento de informações de matérias diferentes”. No Enem, ao ler o enunciado da questão já dá para saber se ela é interdisciplinar ou não.
A Avaliação Interdisciplinar é uma abordagem do conhecimento em que duas ou mais especialidades, realizadas simultaneamente, estabelecem uma relação de análise e interpretação dos dados do paciente a fim de proporcionar uma atuação mais abrangente, profunda e especializada.
O processo avaliativo do Projeto Interdisciplinar envolverá as seguintes etapas: 1 – Avaliação Processual (Avaliação Formativa): O aluno será avaliado individualmente e também a participação do grupo durante o processo de formação e desenvolvimento do trabalho.
5 dicas para avaliar uma Proposta Pedagógica
Boa sorte no seu novo projeto....Então antes de dizer “sim, eu posso fazer isso” responda as seguintes perguntas:
Quando se trata de negócios e organizações que buscam solucionar problemas socioambientais, a avaliação de impacto surge para verificar se essa finalidade está sendo cumprida. ... O método de avaliação de impacto consiste em analisar a eficiência, relevância, sustentabilidade e, claro, o impacto de um projeto social.
A avaliação sistemática, contínua e eficaz dos programas sociais pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a eficiência e efetividade dos recursos aplicados em programas sociais, na medida que pode proporcionar aos formuladores de políticas sociais e aos gestores de programas meios adequados para avaliar o ...
Uma iniciativa de impacto social positivo é aquela que busca transformar uma realidade, geralmente pautada por um problema da sociedade em que está inserida. Muitas vezes alinhadas a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Uma mudança positiva e significativa que lida com um desafio social premente. Criar impacto social é o resultado de um conjunto deliberado de atividades com uma meta que corresponde a essa definição.