Se houver intuito de lucro direto ou indireto, a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos e multa. ... Situação igualmente grave a do plágio é a da aquisição do trabalho acadêmico elaborado por outra pessoa, conduta que configura crime de falsidade ideológica punido com 1 (um) a 5 (cinco) anos de reclusão e multa.
Quando alguém comete plágio, o ato é contra o autor da obra. Alguns exemplos de plágio incluem: ... Usando as palavras exatas de outra pessoa em seu próprio trabalho sem citar a fonte ou creditar o autor. Parafrasear ou reestruturar ideias enquanto confia demais na obra original do autor.
Testes para detecção de possível plágio
É copiar, palavra por palavra, sem fazer alterações, uma obra ou um trecho dela e não apresentar a fonte original do texto. Parafrasear (ou seja, falar a mesma coisa sendo que com outras palavras) a maior parte das ideias de um texto, sem acrescentar conteúdo próprio, também é plágio.
Caracteriza-se como plágio a cópia parcial, integral ou conceitual de uma obra sem a apresentação da fonte original ou quando os créditos do trabalho são dados a outra pessoa sem a permissão explícita do autor(a) inicial. ... O plágio pode acontecer com diferentes conteúdos.
É isso que se chama de “propriedade intelectual”. Ninguém pode pegar uma obra, texto, vídeo, música ou qualquer outra coisa e publicar ou distribuir como se fosse de outra pessoa sem autorização do criador daquele conteúdo. O roubo de propriedade intelectual é conhecido como “plágio” e é considerado crime.
Resposta. Explicação: O plágio é o ato de assinar, apresentar e publicar uma obra intelectual de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem a permissão do autor. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria.
O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
O plágio é um dos problemas mais graves dos trabalhos acadêmicos. Ele aparece no TCC quando o aluno expõe um trecho de outro autor e não dá créditos à fonte. A ação de plagiar um conteúdo também se aplica quando o conceito de outra pessoa é exposto no texto, sem cópia na íntegra.
Ao receber um documento de entrada para ser testado, o CopySpider analisa todo o documento e cria uma estrutura de dados com informações relevantes e que serão utilizadas no processo de busca por documentos semelhantes. Esta técnica de análise recebe o nome de fingerprinting.
O CopySpider precisa do Java Runtime para funcionar — confira como baixar e instalar o programa no seu computador. Após instalar o programa da Oracle, basta baixar o utilitário e executar o processo de instalação normalmente, como qualquer outro programa.
Ferramentas para encontrar plágio no TCC (e sem custo)
São consideradas plágio as seguintes atitudes:
A ferramenta Microsoft Editor do Microsoft Word agora é capaz de checar plágios em trechos de um texto. A verificação de similaridade, como foi nomeada, ajuda a elaborar materiais mais originais e é capaz de identificar a origem de excertos para mencionar autores.
Google. O bom e velho Google é uma excelente ferramenta gratuita para encontrar casos de plágio na internet. Para isso, basta colocar uma frase ou um parágrafo do texto desejado entre aspas duplas no campo de pesquisa e clicar em pesquisar.
Não basta incluir os textos utilizados nas referências bibliográficas, que indicam apenas as obras consultadas pelo autor para desenvolver o trabalho. Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída.
A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!
(2014), para combater o plágio no meio acadêmico é necessário que sejam desenvolvidas ações, normas e regulamentos, treinamentos e seminários, dos quais a comunidade possa participar para compreender a gravidade do problema e fortalecer a escrita científica.
No plágio, o texto é, em geral, uma mistura com cópias de parágrafos e frases de outros autores ou de ideias e conceitos parafraseados sem a citação da fonte original. Quadros, tabelas e imagens copiadas sem a correta indicação da fonte ou autorização também se encaixam nesse exemplo.
O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!
O plágio acadêmico deve ser evitado e combatido pois os alunos que praticam esse tipo de ´´modalidade´´, não serão com certeza bons profissionais. ... Ressalta-se ainda o prejuízo que essa prática causa ao próprio aluno.
O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!
Com o exame dos logs de documentos abertos recentemente (atalhos) é possível identificar se um arquivo foi copiado ou esteve armazenado em alguma unidade ou volume e qual a letra (C: – D: – E:) atribuída a esta unidade quando ela foi conectada ao computador.
Como ver o histórico de conteúdos copiados Além da mensagem mais recente, o Clipboard Manager mantém registrado todo o histórico de conteúdos que estão, atualmente, em suspensão. É possível organizá-los também, para usos futuros. Veja como.