Resposta. A - É possível obter a gasolina a uma temperatura de ebulição a 70°. ... Para separar uma fração da outra, se separa pela diferença de temperatura de ebulição, e nos hidrocarbonetos quanto maior a cadeia carbônica maior é a temperatura de ebulição.
Ela usa a diferença de ponto de ebulição dos líquidos para conseguir separá-los. ... A técnica funciona para separar substâncias de diferentes pontos de ebulição, mas para substâncias com pontos de ebulição próximos não funciona bem.
Resposta. Resposta: O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Destilação fracionada do petróleo Como os componentes do petróleo são apolares, os pontos de ebulição aumentam de acordo com a cadeia carbônica. Por isso, as substâncias com baixo ponto de ebulição se transformam em vapor e as moléculas maiores continuam líquidas. A separação das frações é feita na torre de destilação.
A destilação é realizada nos laboratórios químicos e nas indústrias através de equipamentos específicos (condensador, termômetro, balão de destilação, bico de bunsen, béquer, manta de aquecimento, coluna de fracionamento), por exemplo, quando se separa água do álcool ou a água do sal.
Resposta. Como o ponto de ebulição da acetona (propanona) é diferente do PE da água, utiliza-se a destilação fracionada, onde a acetona se tornará vapor e irá ser captada em outro recipiente novamente no estado líquido.