A hidrosadenite supurativa é uma inflamação crônica da pele que surge nas glândulas sudoríparas apócrinas, que são as glândulas que produzem suor, causando sintomas como caroços ou nódulos dolorosos debaixo da pele, ou abscessos que podem se romper e liberar pus, deixando cicatrizes na pele quando desaparecem.
Para identificar a causa da inflamação o médico pode solicitar diversos exames, como hemograma completo, painel de coagulação, proteína C reativa, hemoglobina glicada, ferritina, VHS, colesterol total e fracionado, triglicerídeos ou enzimas hepáticas, por exemplo.
A hidrosadenite supurativa é causada por uma inflamação das glândulas apócrinas que produzem suor, devido a uma obstrução no folículo piloso, alterações na microbiota da pele, ou liberação de substâncias inflamatórias, como as citocinas.
Geralmente, as pessoas que possuem esta hidrosadenite supurativa podem achar que estão com furúnculos, mas as características destas doenças são diferentes, pois na hidrosadenite os nódulos deixam cicatrizes na pele, o que não acontece com os furúnculos. Saiba como identificar e tratar os furúnculos.
Além disso, ter uma alimentação anti-inflamatória é fundamental para acelerar a recuperação e a cicatrização da inflamação, e aliviar a dor, devendo-se dar prioridade para alimentos como cúrcuma, brócolis ou espinafre e alimentos ricos em ômega-3 como atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.
Con el fin de proporcionarle la información más relevante y útil, y de entender qué información es beneficiosa, posiblemente combinemos tanto su correo electrónico como la información sobre el uso del sitio web con otro tipo de datos que tenemos acerca de usted. Si usted es un paciente de Mayo Clinic, esto puede incluir información confidencial de salud. Si se combinan esos datos con su información médica confidencial, toda esta información se tratará como información médica confidencial y solo se usará o revelará según lo descrito en nuestro aviso sobre políticas de privacidad. En cualquier momento, puede optar por no recibir las comunicaciones de correo electrónico si presiona en el mensaje el enlace para anular la suscripción.
Consulta estos éxitos de venta y ofertas especiales en libros y boletines informativos de Mayo Clinic Press.
Os caroços causados pela hidrosadenite supurativa podem diminuir espontaneamente ou estourar, liberando pus com mau cheiro, antes da pele cicatrizar. Em algumas pessoas após algumas semanas ou meses os nódulos voltam, geralmente no mesmo local afetado anteriormente.
Ilustración de la hidradenitis supurativa en diferentes colores de piel. Esta afección suele aparecer como una o más protuberancias sensibles que se llenan de pus. Se produce frecuentemente en las axilas.
Nos casos em que aparecem diversos nódulos ou quando são constantes e demoram a cicatrizar, as feridas podem aumentar e formar abscessos ou úlceras, sendo mais difíceis de tratar, necessitando de cirurgia.
Na inflamação aguda estão presentes os sintomas mais típicos da inflamação como calor, vermelhidão, inchaço e dor, que duram pouco tempo, como é o caso da amigdalite ou da otite, por exemplo.
La hidradenitis supurativa no es solo un forúnculo, y muchas personas con esta afección también tienen otras afecciones relacionadas. Las personas con hidradenitis supurativa se benefician de contar con un equipo de atención médica que incluya principalmente dermatólogos clínicos y quirúrgicos. Según sea necesario, pueden participar otros especialistas.
Normalmente exames adicionais para confirmar o diagnóstico não são necessários. Entretanto, o médico também pode solicitar a realização de uma biópsia da pele, para descartar o carcinoma de células escamosas, o linfoma ou o pioderma gangrenoso, que é uma doença inflamatória na pele que causa a necrose.
La hidradenitis supurativa tiende a comenzar después de la pubertad, por lo general antes de los 40 años. Puede persistir durante muchos años y empeorar con el tiempo. Puede afectar la vida diaria y el bienestar emocional. Un tratamiento médico y quirúrgico combinado puede ayudar a controlar la enfermedad y prevenir complicaciones.
Além disso, tem início o processo conhecido como quimiotaxia, em que as células do sangue, como os neutrófilos e os macrófagos são atraídos até o local da lesão para combater os agentes causadores da inflamação e controlar possíveis sangramentos.
Alguns cuidados gerais também devem ser feitos durante o tratamento em todos os casos, como manter uma higiene adequada do local, evitar o uso de roupas apertadas e aplicar compressas úmidas sobre as feridas.
É importante consultar o dermatologista sempre que surgirem sintomas da hidrosadenite supurativa, para que seja diagnosticada e, assim, indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou corticoides, ou até a cirurgia.
A hidradenite supurativa é uma doença que acontece através do bloqueio de um folículo piloso, que se rompe e libera queratina e bactérias na pele. Essas substâncias causam uma inflamação, levando à formação de nódulos e pus.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Raramente, as lesões crônicas e recorrentes da hidradenite supurativa podem levar ao surgimento do câncer de células escamosas da pele. O câncer de células escamosas surge na camada mais superficial da pele, sendo causada por fatores como infecções ou inflamações crônicas e a exposição crônica à luz do sol, por exemplo.
A inflamação crônica ou frequente no corpo pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer ou doenças autoimunes, por isso, é importante consultar o médico quando surgem sintomas de inflamação para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Las mujeres tienen tres veces más probabilidades de desarrollar hidradenitis supurativa, aunque esta cifra puede diferir según la ubicación en el mundo. Además, las personas de piel negra tienen más probabilidades de desarrollar esta enfermedad que las personas de otras razas. Esto podría deberse a factores genéticos.
O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.
A presença de leucócitos exsudato moderado no exame ginecológico preventivo significa um pouco de inflamação. Não é necessário tratamento ou uso de antibióticos.
Para tratar a unha levemente encravada e inflamada em casa, é recomendado:
Como desencravar a unha em casa
UNHA ENCRAVADA: DICAS PARA LIDAR COM ISSO EM CASA
Como Desencravar Unha com Bicarbonato? Em uma vasilha, coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e vá acrescentando vinagre até formar uma pasta. Aplique a mistura por cima da unha e deixe agir por 7 minutos. Depois é só enxaguar bem, com água corrente e secar a região.
Para tratar a unha inflamada, deve-se cortar a ponta da unha que está causando a inflamação com uma tesoura esterilizada, aplicar analgésicos locais para aliviar as dores, e nos casos mais graves, fazer uma cirurgia para extração da unha.
Dicas
Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica como lidocaína no local.
Com propriedades que ajudam a limpar profundamente a cutícula e tratar as unhas afetadas por fungos, o composto pode ser usado para facilitar o trabalho das manicures de plantão.
Coloque 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um pouco de água e deixe suas unhas de molho por uns 5 minutos. Faça isso diariamente ou até suas unhas ficarem da cor esperada.