O que é hipertrofia das amígdalas ? Hipertrofia das amígdalas é um tamanho exagerado delas o que, em geral, ocorre em conjunto com um excessivo crescimento das adenoides.
RESUMO As tonsilas hipertrofiadas são a segunda maior causa de obstrução respiratória após a rinite alérgica. A via aérea prejudicada levará ao desenvolvimento da respiração oral, a qual, dependendo da idade e da severidade da obstrução nasal, pode desenvol- ver mudanças posturais, funcionais e dentoesqueléticas.
As amídalas estão na transição da boca para a faringe e participam do processo respiratório e da deglutição, além de serem grandes aliadas do sistema linfático e imunológico. As amídalas (tonsilas palatinas) são estruturas constituídas por tecido linfoide, ricas em glóbulos brancos.
Nos linfonodos, encontramos diferentes células, tais como linfócitos B, plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas. Os plasmócitos, normalmente, encontram-se em maior número na medula, se comparados com a quantidade em que se apresentam na região cortical.
Os principais grupos de linfonodos estão na axila, virilha, pescoço, perna e em outras regiões mais profundas do corpo.
O médico realiza uma biópsia para identificar se trata-se de um câncer benigno ou maligno. A partir daí, o linfonodo poderá ser tratado com cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, dependendo de cada caso. De qualquer modo, não deixa para buscar ajuda apenas quando há dor ou incômodo.
8 maneiras de estimular seu sistema linfático