O Futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralimo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
São características do cubismo: Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas. ... Fragmentação das formas e distorção da realidade. Oposição à ideia de arte como imitação da natureza.
Os artistas futuristas foram os pioneiros na utilização de ruídos na música e, crítica e humoristicamente, criaram até um “teatro sintético futurista”, com peças cujos atos duravam menos de cinco minutos.
8 de março de 1910
Para trilhar a carreira de futurista, um requisito fundamental é ter uma curiosidade profunda – uma curiosidade embasada em métodos, e não puro achismo. A lista de habilidades e competências envolve ter um olhar analítico e noções dos impactos tecnológicos, inclusive das implicações éticas no uso de novas ferramentas.
A Singularity não é a única escola de Futurismo do mundo A Singularity é a grande referência de Futurismo no Brasil. Sem dúvida, um local de mentes brilhantes, merecedora de elogios, mas é apenas uma dentre muitas escolas de Futurismo do mundo.
Influenciado pelo movimento artístico alemão do início do séc. XX, o teatro expressionista, assim como outros campos artísticos, se opõe à reprodução da realidade, renunciando a imitação do mundo e potencializando, através da subjetividade, a essência das coisas.
O futurismo permaneceu intimamente relacionado à modernidade, por isso apelou para grandes cidades, carros, dinamismo e agitação das novas cidades cosmopolitas. Ele também manteve uma inclinação por outros aspectos do século XX, como esportes e guerra.
O movimento futurista predominou principalmente na França e na Itália, onde os artistas se identificavam com o fascismo. Tendo diversos membros do grupo aderido ao partido fascista, ele se enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, apesar de ter sido retomado no dadaísmo.
São informações relacionadas à vanguarda futurista Surgimento a partir de uma crítica de Louis Vauxcelles sobre uma exposição de arte no Salão de Outono, em 1905. valorização da cor e das misturas de tintas, que deviam ser feitas na própria tela, enfatizando a pesquisa dos efeitos óticos.