De modo geral, as fissuras ocorrem quando as tensões suportadas pelo material utilizado são inferiores às deformações solicitadas pelos mesmos. A liberação desta tensão ocasiona no alívio do sistema, caracterizando a fissura como a conhecemos.
Mas algumas vezes aparecem na superfície do laje , micro fissuras que é normal, causadas por retração. Para ser mais preciso na resposta precisaria de fotos dessas "trincas" e ou "rachaduras", ou uma visita in-loco. ... Você fala em trinca mas podem ser fissuras ou rachaduras também.
É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.
É necessário molhar a laje! Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.
4 dias
O processo de cura da laje de isopor dura cerca de 18 dias, mas esse prazo pode variar de acordo com o tamanho da obra. Por fim, é feita a cobertura das placas de isopor com massa corrida para proporcionar um acabamento mais atraente.
Isso porque, como você viu acima diversas variáveis são levadas em conta na hora de fechar o valor final. Desde os materiais, até a dimensão do projeto. Segundo Cronoshare, o preço médio para construir uma laje gira entre R$ 24,00 e R$ 34,00 por m2 de laje incluindo a lajota e o isopor.