Não importa se você viu o cachorro mancando da pata traseira, dianteira ou cachorro mancando e tremendo, ele precisa ser levado ao médico-veterinário. Como há várias causas para a claudicação, o profissional irá fazer a anamnese (perguntar o histórico do pet), fazer o exame físico e poderá solicitar exames.
Todo filhote de pastor alemão nasce com as orelhas caídas e por volta das 6 as 14 semanas elas começam a se levantar. E podem subir e cair muitas vezes principalmente devido a troca dos dentes. É uma fase muito divertida e que merece muitas fotos dos donos!
O tempo que demora para que as orelhas fiquem firmes e eretas depende muito de cão para cão. Pode demorar até mais de 4 meses de curativos para que firmem. É importante não deixar que as orelhas caiam, por isso, na troca de curativos, assim que cambalear uma orelha já se deve colocar novamente o curativo.
Seu surgimento está, muitas vezes, relacionado a traumas decorrentes de prurido e agitação da cabeça em cães que possuem otite externa. Isso porque, quando o cão coça, ele pode fraturar a cartilagem e promover o rompimento de veias auriculares.
O tratamento do próprio otohematoma é baseado numa aproximação inicial conservadora com aspiração edrenagem do hematoma com agulha fina. Também se podem usar os corticoides, por via oral ou no interior da lesão, para o controlo do mesmo ao diminuir o prurito e facilitar a sua cicatrização.
Para o tratamento do otohematoma, pode ser empregado o método de aspiração, entretanto o uso dele é preferencialmente indicado para a fase inicial da lesão, para isso o pet deve ser sedado.
Umas das primeiras atitudes a ser tomadas quando a sua orelha estoura é colocar gelo e, em seguida, drenar o sangue o mais rápido possível, pois quanto menos tempo ele ficar dentro da orelha, mais chances você tem dela continuar intacta.