O disque denúncia (180) é um serviço de utilidade pública gratuito onde podem ser feitas denúncias de violência contra a mulher e reclamações sobre os serviços de atendimento às vítimas. Além disso, as mulheres recebem orientações sobre seus direitos e encaminhamento para outros órgãos e serviços.
De acordo com o texto da lei “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, ...
É reconhecida como abuso de poder também. Nem sempre é reconhecida pois não é uma violência fácil de se provar, aquela que exerce essa violência na maioria das vezes é uma pessoa de poder naquele meio e as denúncias quase não são feitas.
Tortura psicológica também é crime. Para configurar o crime, é necessário que todos os elementos do tipo penal estejam presentes, caso contrário, a conduta pode caracterizar outro tipo de ilícito, como constrangimento ilegal ou ameaça. ...
Violência Psicológica é quando o infrator se utiliza de termos pejorativos para impor sobre a vítima o que bem entender. ... Então, é uma forma de violência psicológica, pois a vítima fica acoada, desamparada, sem saber o que fazer.
Tipos de Violência
A violência física atua diretamente sobre o corpo, enquanto a simbólica é velada de alguma forma, e, a psicológica quando atua diretamente com o psicológico do indivíduo que é vítima dessa violência.
O conceito foi definido por Bourdieu como uma violência que é cometida com a cumplicidade entre quem sofre e quem a pratica, sem que, frequentemente, os envolvidos tenham consciência do que estão sofrendo ou exercendo.
Para Bourdieu, a violência simbólica é uma violência “invisível”, exercida por meios genuinamente simbólicos de comunicação e conhecimento, que se estabelece em uma relação de subjugação-submissão e que resulta de uma dominação, da qual o dominado é cúmplice, dado o estado dóxico em que a realidade se apresenta.
Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. ... Ao mesmo tempo, quanto maior o acesso a um certo grau de ensino, menos ele é valorizado como capital cultural.
Bourdieu e Passeron. Pierre Bourdieu (1930-2002), filósofo francês de origem camponesa, foi professor universitário no “Collége de France”, tradicional e conceituada universidade localizada em Paris. ... Jean-Claude Passeron, também francês, foi professor de sociologia na “Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais”.
Bourdieu e Passeron (1975) destacam duas condições distintas para se adquirir capital cultural: a primeira está na primeira infância da criança, quando o aprendizado acontece no ambiente familiar e pode ou não ser em conjunto com instituições escolares.
Para Pierre Bourdieu, a desigualdade, ou a organização hierárquica está inserida em todas as esferas sociais, inclusive na escola. Um exemplo seria o acesso ao nível superior. ... A escola, deste modo reproduz os mecanismos de dominação social, sendo um dos principais mecanismos de legitimação da dominação social.
Bourdieu, permitindo ter seu pensamento rotulado, adota como nomenclatura o construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista. ... Nessa perspectiva, é pertinente afirmar que ele dialoga com o Estruturalismo, ao mesmo tempo que pensa em que espécie de autonomia os agentes detêm.
De sua ampla e imponente produção intelectual, são três os seus principais conceitos: campo, habitus e capital, desenvolvidos em suas pesquisas durante as décadas de 1960 e 1970 sobre a vida cultural da sociedade francesa.
Ela se refere à incorporação de uma determinada estrutura social pelos indivíduos, influindo em seu modo de sentir, pensar e agir, de tal forma que se inclinam a confirmá-la e reproduzi-la, mesmo que nem sempre de modo consciente.
A hierarquização da sociedade à luz de Pierre Bourdieu A primeira ancorada nos pressupostos de Marx, propõe que a sociedade se divide no critério econômico, gerando classes antagônicas; a segunda, se pauta em Weber, que pondera que a sociedade se constitui em estratos classificados pelo poder, prestígio e riqueza.
O autor defende que o mundo social é construído a partir de de estruturas objetivas e socialmente construídas, que por sua vez, são responsáveis por coagir a ação dos indivíduos. ... Para Bourdieu, o mundo social é construído a partir de três pilares: o habitus, o campo e o capital.
O que Bourdieu quer dizer é que uma estrutura só pode ser estruturante porque é estruturada. ... Esta então é a primeira síntese: Os sistemas simbólicos exercem poder através de estruturas estruturantes estruturadas. Em sua segunda síntese, Bourdieu nos diz que essas estruturas servem como instrumentos de dominação.