O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
São exemplos de plantas vasculares, diversas espécies de ervas, arbustos e árvores dos grupos Pteridófitas e Espermatófitas. As plantas vasculares também são chamadas de plantas superiores.
O sistema vascular permite que o sangue circule e transporte nutrientes, oxigênio, dióxido de carbono, hormônios e células sanguíneas e fluidos pelo corpo.
Qualquer doença que altere e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça.
pteridófitas
Plantas vasculares sem sementes são denominadas de pteridófitas. A água é importante para a reprodução de plantas que produzem gametas flagelados.
As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas. As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes.
Resposta. As Briófitas . Não possuem tecidos condutores da Seiva, por esse motivo que são de tamanho baixo ou curto. Vasculares são aquelas que tem tecidos condutores da seiva.
briófitas
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ainda dentro das flores simples, elas podem ser classificadas em: Completas: Quando possuem todos os verticilos florais; Incompletas: Ausência de um ou mais verticilos florais.
Em relação ao número de peças florais (sépalas, pétalas, estames e carpelos) presentes em cada verticilo: Trímeras: apresentam as peças em número de três ou seus múltiplos; Tetrâmeras: apresentam as peças em número de quatro ou seus múltiplos; Pentâmeras: apresentam as peças em número de cinco ou seus múltiplos.
A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e, por isso, são chamadas de flores completas. Mas há outras flores que possuem um ou mais verticilos ausentes e, por isso, são chamadas de flores incompletas.
Classificação das flores
É uma flor estaminada se apresenta apenas o androceu ou pistilada se apresenta apenas o gineceu. Tal flor é dita unissexuada (masculina ou feminina) e também díclina. ... A flor é denominada completa se possuir os quatro verticilos: cálice, corola, androceu e gineceu, e incompleta se faltar algum destes verticilos.