Mas afinal, quantos gramas de álcool têm em uma lata de cerveja? Pesquisas realizadas nas bebidas nacionais apontam que uma lata de cerveja ou um caneco de chope com 350 ml podem apresentar de 14 a 17 gramas de álcool e teor alcoólico de 5%.
O teor alcoólico ou graduação alcoólica expressa a porcentagem de álcool em um líquido. Em relação a bebidas alcoólicas este percentual é expresso em teor volumétrico medido com o densímetro. A maior ou menor dose calórica das bebidas está associada à quantidade de álcool e de açúcares por ml.
A fórmula para o cálculo aproximado da taxa de alcoolemia em gramas/litro de sangue é a seguinte: álcool consumido (em gramas) dividido pelo peso corporal (kg) multiplicado por um dos coeficientes abaixo.
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
Identificar o teor de umidade da areia é um cuidado necessário para, reduzir variações de água do concreto, o teor de água do agregado deve ser conhecido e descontado do total de água adicionado ao concreto. Isso pode ser feito por meio de vários ensaios previstos em normas técnicas brasileiras.
Os métodos para determinação da umidade de grãos são classificados em diretos e indiretos. Nos métodos diretos a água é retirada do produto, geralmente por processo de aquecimento, e o teor de umidade é calculado pela diferença de peso das amostras no início e ao final do processo.
2,79 litros
22) Qual a massa de areia úmida que deve ser colocada numa betoneira par que se obtenha massa correspondente a 300 kg de areia seca? Sabe-se que a umidade da areia é de 3,5%.
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
Se for a argamassa pronta vai um pouco menos do que areia. Neste traço, para cada metro cúbico de areia, você usará aproximadamente 3 sacos de cimento (50 kg) e 8 sacos de cal (20 kg). No segundo traço, para cada metro de areia, serão necessários aprox. 5 sacos de cimento (50 kg) e 7 sacos de cal (20 kg.)
1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal). 1:0,5:6 = Uma lata de cimento, meia lata de cal e seis de areia (esse traço é mais resistente e mais barato do que o primeiro, vai gerar mais economia para sua obra.
Em resumo, podemos dizer que argamassa é a mistura de cimento, areia, cal e água, e sua principal utilização é ter a função de cola para unir os materiais da sua construção.
Consumo médio de cimento 9,5 sacos. Traço 8 x 1 na areia média / grossa mais para grossa.