XIV - Exodontia a retalho Consiste em realizar extração dentária de dentes normalmente implantados que exijam a abertura cirúrgica da gengiva. XV - Exodontia de raiz residual Consiste em realizar extração dentária da porção radicular de dentes que já não possuem a coroa clínica.
São bastante utilizados no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras. “Retalho” é o segmento da pele e subcutâneo com suprimento vascular próprio, que será movido de uma área (doadora) para outra (receptora), com a finalidade de preencher uma ferida cirúrgica.
DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.
Diferentes situações clínicas podem recorrer a essa solução, isolada ou em associação. O aumento da coroa clínica por RPA pressupõe um acesso ósseo para avaliar o espaço biológico e realizar ou não a osteotomia-osteoplastia. Trata-se, portanto, de um retalho mucoperiosteal (ou retalho de espessura total).
substantivo feminino Procedimento cirúrgico que consiste na realização de um corte que, feito com bisturi, permite acessar a área a ser operada. Entalhe; corte feito com o auxílio de um instrumento cortante ou afiado: o biólogo fazia a incisão na árvore.
A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.
Exérese ou Cirurgia propriamente dita – Tempo cirúrgico onde é realizado o procedimento cirúrgico proposto, visando o diagnóstico, o controle ou a resolução da intercorrência, reconstituindo a área, procurando deixá-la da forma mais fisiológica possível.
O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.
A caneta monopolar com acionamento manual para Bisturi Elétrico é indicada para cirurgias gerais ou cirurgias artroscópicas. Sua finalidade é controlar e conduzir a corrente elétrica gerada pela unidade eletrocirúrgica até o eletrodo, possibilitando o acionamento manual das funções de corte e coagulação.
Sistema Monopolar Na técnica monopolar de cirurgia de alta frequência o cirurgião aplica a corrente elétrica aos tecidos através de uma pinça (eletrodo denominado ativo), a energia irá entrar no corpo do paciente podendo ser usado para corte do tecido e a coagulação.