Os nervos e as fibras nervosas são revestidas por tecido conjuntivo formando várias camadas. São elas epineuro, perineuro e endoneuro. Dentre as túnicas de tecido conjuntivo, o epineuro é a camada mais externa, envolvendo todo o nervo. ... O perineuro reveste cada fascículo nervoso e é derivado de invaginações do epineuro.
Significado de Endoneuro substantivo masculino [Anatomia] Camada mais interna do tecido conjuntivo que existe entre as fibras nervosas; endonêurio.
Dependendo de qual segmento da medula espinal eles se desprendem, os nervos espinhais são agrupados em cervicais (C1-C8), torácicos (T1-T12), lombares (L1-L5), sacrais (S1-S5) e coccígeo.
Oito pares de nervos cervicais, que deixam a coluna na região cervical. Doze pares de nervos torácicos, que deixam a coluna na região torácica. Cinco pares de nervos lombares, que deixam a coluna na região lombar. Cinco pares de nervos sacrais, que deixam a coluna na região sacral./span>
Já os movimentos involuntários, como os batimentos do coração, os movimentos peristálticos, entre outros, são controlados pelo sistema nervoso periférico autônomo, conhecido também como sistema nervoso periférico involuntário ou sistema nervoso periférico visceral.
O sistema nervoso periférico, subdivide-se em duas partes, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo./span>
Ele é uma das divisões do Sistema Nervoso, que anatomicamente, é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo./span>
O SNA divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático, que são constituídos basicamente por uma via motora com dois neurônios, sendo um pré-ganglionar (cujo corpo se encontra no sistema nervoso central) e outro pós-ganglionar (cujo corpo se encontra em gânglios autônomos).
Classicamente, o sistema nervoso autônomo é subdividido em dois grandes subsistemas: a divisão simpática e a divisão parassimpática. Esses nomes estranhos derivam da palavra grega que significa “harmonia, solidariedade” e se relacionam à ideia de que sua função é homeostática./span>
Sistema Nervoso Autônomo: nervos com fibras sensoriais e motoras que conferem controle aos mecanismos involuntários e vitais (funções vegetativas) fundamentais à homeostase (equilíbrio dinâmico do metabolismo) como a contração da musculatura lisa das vísceras, a secreção glandular, os ritmos cardíaco e respiratório, .../span>
A pressão arterial é controlada por dois fatores físicos manejados através do sistema nervoso autônomo, sendo eles: a função entre a resistência vascular periférica e o débito cardíaco.
Em geral, a regulação da PA em curto prazo fica a cargo do Sistema Nervoso Simpático (SNS) e a regulação em longo prazo cabe aos rins. Os rins possuem como unidade funcional o corpúsculo renal, formado pelo glomérulo e pela Cápsula de Bowman.
As atividades físicas, especialmente aquelas consideradas aeróbicas como caminhar, correr ou andar de bicicleta, ajudam a manter a pressão arterial em níveis saudáveis. Isso acontece porque os exercícios fazem nosso corpo liberar substâncias que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão.