Os dados nosológicos representam informações básicas sobre as quais repousa o conhecimento da realidade sanitária, indispensável para o planejamento e a organização dos serviços de saúde sendo, portanto, questão da maior importância.
1) Etiologia: estuda as causa das doenças. 2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença. 3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos.
O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.
A etiologia é, na linguagem médica, o estudo das causas e fatores de uma doença e do conjunto dessas causas. Essa disciplina médica se baseia na pesquisa das causas a partir do estudo dos sinais e sintomas de uma patologia (semiologia).
1. Estudo sobre as origens das coisas. 2. [ Medicina ] Parte da Medicina que estuda as causas das doenças.
Significado de Prognóstico substantivo masculino Avaliação baseada no diagnóstico, no resultado ou na indicação de uma possível doença: prognóstico favorável. Ação que, se pautando em dados reais, indica o que poderá acontecer: prognóstico de chuva.
Toda doença tem uma origem , uma etiologia. Estuda a causa das doenças. Os agentes ou fatores causais de doença, a sua proveniência endógena ou exógena, o papel que desempenham na causalidade das doenças e o seu potencial agressivo ou virulência.
substantivo feminino Ramo do conhecimento que se dedica ao estudo e à pesquisa acerca daquilo que pode determinar as causas e origens de um certo fenômeno (ou de qualquer coisa). [Medicina] Estudo, análise e pesquisa sobre as causas das doenças. [Por Extensão] A origem ou razão de alguma coisa.
5. CAUSAS DAS LESÕES LESÕES # CAUSAS: -Exógenas: agentes físicos, químicos, biológicos, desvio de nutrição; -Endógenas: padrões genéticos, resposta imunitária, fatores emocionais. 6. EXÓGENAS OU EXTRÍNSECAS Agentes físicos: Temperatura; eletricidade, radiações, sons, gravidade e pressão.
Os agentes ou factores que causam uma doença, podem ser classificados como factores endógenos (do próprio organismo) ou exógenos (do ambiente), pelo papel que desempenham na causalidade multifactorial das doenças e pelo seu potencial agressivo (virulência). É estudada em patologia humana, veterinária e vegetal.
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.
Sobre Etiologia do Estado: A -Estuda a igualdade como fundamento do indivíduo. B- É o estudo da origem do Estado.
As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.
Esse tipo de doença está associado a idade elevada ou ao estilo de vida da pessoa, como má alimentação, estresse e sedentarismo que são aspectos que estão muito presentes na sociedade atual. Já as doenças crônicas infecciosas são transmissíveis e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas.
5 doenças sinistras e que ainda são incuráveis
O vitiligo é uma doença dermatológica que, até hoje, também não tem cura. A condição consiste na despigmentação da pele, se apresentando em forma de manchas brancas espalhadas pelo corpo, e isso acontece devido à inibição ou destruição das células responsáveis por desenvolver a melanina, chamadas de melanócitos.
De acordo com os dados da OMS, os 5 problemas de saúde que mais matam no mundo são:
As 4 doenças mais perigosas ao coração
A insuficiência cardíaca é uma doença que reduz a expectativa de vida. A partir do diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes morrem em até cinco anos. Pessoas que têm sintomas graves ou que tiveram internações por algum problema cardiovascular apresentam taxa de sobrevida ainda menor: 50% morrem após um ano.
Conheça as 8 doenças do coração mais comuns e saiba como evitá-las!
11 sinais que podem indicar problemas no coração
Caso desconfie de problemas no coração, faça o seguinte teste de sintomas: