Dicas para teste de unidade Comece com valores nulos, ou algo que não funcione. Não fique com medo de fazer algo trivial para fazer o teste funcionar. Desacoplamento e testabilidade andam de mãos dadas. Utilize teste de mock.
Testes unitários, assim como qualquer teste automatizados não servem principalmente para verificar se uma função específica está funcionando, mas sim para garantir que sua aplicação continue funcionando após alguma alteração em sua base de código.
Um teste de aceitação padrão envolve a execução de testes em todo o sistema para garantir se a funcionalidade da aplicação satisfaz a especificação. ... No caso do Android, um teste de aceitação requer o próprio Android, ou seja: você precisa de um device para provar que seu aplicativo está funcionando como esperado.
Testes unitários permitem maior cobertura de teste O uso de teste unitários permite que testemos uma porção muito maior do código do sistema do que àquele feito manualmente. É muito mais fácil exercitar todos os caminhos possíveis por meio de testes unitários do que em testes manuais.
Basicamente o TDD se baseia em pequenos ciclos de repetições, onde para cada funcionalidade do sistema um teste é criado antes. Este novo teste criado inicialmente falha, já que ainda não temos a implementação da funcionalidade em questão e, em seguida, implementamos a funcionalidade para fazer o teste passar!
Objetos mock, objetos simulados ou simplesmente mock (do inglês mock object) em desenvolvimento de software são objetos que simulam o comportamento de objetos reais de forma controlada. São normalmente criados para testar o comportamento de outros objetos.
Enquanto isso, o analista, que normalmente é o UX Designer, faz as devidas observações. Dessa forma, é possível mensurar resultados sobre aplicativos, sites e softwares em geral, por exemplo, interligados com a usabilidade da navegação e entendimento da interface pelo usuário.
“Teste de usabilidade é uma técnica de pesquisa utilizada para avaliar um produto ou serviço. Os testes são realizados com usuários representativos do público-alvo. Cada participante tenta realizar tarefas típicas enquanto o analista observa, ouve e anota.”
O(a) Designer UX (abreviação de User Experience ou “Experiência do Usuário”, em tradução literal) é responsável, como o próprio nome diz, por garantir que o design projetado atenda a todas as necessidades dos usuários, garantindo sua satisfação ao interagir com a empresa, plataformas ou marcas.
O teste de interface do usuário (UI) serve para garantir que todos os itens de uma tela funcionem adequadamente, analisando a interação de um aplicativo, site ou programa com o usuário final.
Diferença entre teste de carga e teste de stress Diferencia-se no que tange ao limite de capacidade de um sistema. Enquanto o teste de carga pretende descobrir qual a capacidade de uso, processamento, acessos etc. de um sistema, o teste de stress pretende descobrir em que ponto ele já não aguenta mais funcionar.
Teste de performance (ou teste de desempenho) é um termo genérico para qualquer tipo de teste que tenha como foco a análise de performance de um sistema.
O Que é um Teste de Usabilidade? Os testes de usabilidade são compostos por uma série de ações que têm como objetivo verificar o quão fácil é usar o seu website da perspectiva do usuário final. Esses testes incluem um grupo de representantes que dão feedback sobre a qualidade do seu website.
Para realizar um teste de usabilidade remoto, recomendamos os seguintes passos:
Assim como testes de funcionalidade são necessários para se verificar a robustez da implementação, a avaliação de interface é necessária para se analisar a qualidade de uso de um software. Quanto mais cedo forem encontrados os problemas de interação ou de interface, menor o custo de se consertá-los (Karat, 1993).
A Usabilidade é considerada tanto como um campo de estudo como também um atributo usado para definir a facilidade de uso de um Sistema de Interação Humano-Computador. Neste capítulo veremos cada um desses itens.
O designer deve se expressar adequadamente por meio da interface, assegurando que o usuário consiga prever e compreender o que fazer no sistema para realizar tarefas sozinho, com eficiência, facilidade e com uma comunicação em mão dupla entre usuário e sistema.
Não se pode avaliar de maneira absoluta uma interface, apenas aspectos dela. A seguir, deve-se identificar os participantes da avaliação. Os voluntários devem representar de maneira coerente os usuários que irão utilizar o produto terminado.
Assim como testes de funcionalidade são necessários para se verificar a robustez da implementação, a avaliação de interface é necessária para se analisar a qualidade de uso de um software.
Avaliação heurística é um termo cunhado por Jakob Nielsen e Rolf Molich em 1990, como método de inspeção para encontrar determinados tipos de problemas em uma interface do usuário.
Projeto de interface sempre envolve o desenvolvimento de protótipos de interfaces. Familiaridade com o usuário A interface deve utilizar termos e conceitos que tenham como base a experiência das pessoas que mais vão utilizar o sistema.
Um conjunto de 6 princípios deve ser considerado como a base de um bom projeto. Considere importante a visibilidade, o retorno, as restrições, o mapeamento, a consistência e o fornecimento. Mas, segundo Bruno Tognazzini (TOGNAZZINI, 2003), este conjunto de princípios do projeto de interação é mais extenso.