Dispêndio de capital : desembolso de fundos, feitos pela empresa, com a expectativa de gerar benefícios após um ano.
Significado de dispêndio Gasto, despesa, consumo ou valor que se gasta; despesa: dispêndio de dinheiro público. [Por Extensão] Despesa exagerada; prejuízo: aquele negócio foi um dispêndio de energia! Aquilo que se consome, se gasta, se utiliza completamente.
Significado de Dispêndio substantivo masculino Gasto, despesa, consumo ou valor que se gasta; despesa: dispêndio de dinheiro público.
Dispêndio é o custo dos produtos ou mercadorias fornecidos, dos produtos industrializados e dos serviços prestados, a despesa, o encargo e a perda, do ato cooperativo. ... RATES é o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES, de que trata a legislação da sociedade cooperativa. REGISTRO CONTÁBIL. 5.
O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.
Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento. Esse tipo de custo se caracteriza por ser facilmente mensurável, ele é prático e pode ser colocado numa planilha.
Os custos diretos e indiretos de produção dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos.
Os custos diretos são aqueles destinados diretamente para o produto vendido, a partir de um valor ou uma proporção pré-estabelecida. São os gastos que podem ter seu custo por produto medido de maneira bastante objetiva. Assim, por exemplo, vamos considerar uma fábrica que atua na produção de portas.
Quatro tipos de custos na contabilidade
Custos da Qualidade
O centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.
O centro de custo, basicamente, é uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da sua atuação. Ou seja, cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.
Também são exemplos de custos fixos os gastos com limpeza, segurança e manutenção de máquinas. Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.
O cálculo é feito da seguinte maneira: