Por fim, um outro problema bem menos frequente, mas que também se manifesta como sangramentos na primeira metade da gravidez é a doença trofoblástica gestacional. Esta doença nada mais é do que um tumor raro de placenta que pode se manifestar na gravidez.
Trofoblasto são as células periféricas do blastocisto, que ligam o zigoto (óvulo fertilizado) à parede uterina e se tornam a placenta e as membranas que nutrem e protegem o organismo em desenvolvimento. A camada celular interna é o citotrofoblasto e a camada externa é o trofoblasto.
Embrioblasto é a massa interna de células do blastocisto, que formará o embrião propriamente dito; enquanto o trofoblasto (camada externa de células) formará a placenta. ...
O trofoblasto é constituído por uma população de células heterogéneas derivadas da trofoectoderme (a camada de células externa do blastocisto). O trofoblasto tem como função contribuir para a formação da placenta, o sítio de contacto entre a progenitora e o feto, no local da implantação.
A segunda semana normalmente é chamada de a “semana dos dois”. É a semana na qual o embrioblasto, mesoderma extraembrionário e trofoblasto se separam, cada um, em duas camadas distintas. Além disso, duas cavidades se desenvolvem no embrião.