EQST

O Que Democracia?

O que é democracia?

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Qual é o papel do cidadão na democracia?

Eles são responsáveis por tomar as decisões sobre os rumos do País, ao sugerir e aprovar leis e executar políticas públicas, por exemplo. Já a democracia direta pressupõe a participação efetiva do povo. Cada cidadão terá voz e poder para decidir sobre determinado assunto.

O que significa ser cidadão nos dias atuais explique?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Qual é o tipo de regime político em que vivemos atualmente no Brasil?

A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.

Quais são os tipos de regimes políticos?

Temos, pois, três regimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos). O segundo (as formas de governo) refere-se a em vista de quê eles governam, ou seja, com qual finalidade.

Quais são as formas sistemas e regimes de governo?

Em geral, confunde-se regime de governo com forma de governo e com sistema político. As formas de governo podem ser as clássicas, descritas por Aristóteles como monarquia, aristocracia e democracia (essas são as legítimas), além das ilegítimas, como tirania, oligarquia e demagogia.

Quais são os dois principais regimes políticos?

Existem, basicamente, dois tipos principais de regimes políticos – os democráticos e os autoritários – e, dentre eles, diversas classificações menores.

Qual a diferença entre regimes autoritários e totalitários?

Os regimes totalitários diferem de outros regimes autoritários. Num regime autoritário o poder é monopolizado por uma única pessoa ou pequeno grupo de pessoas, como um ditador, comité ou junta militar. ... Um estado totalitário é também aquele que ambiciona movimentar toda a população para concretizar os seus objetivos.

Qual a diferença entre um regime democrático um regime totalitário e um regime autoritário?

Enquanto um regime autoritário controla a vida pública e política dos cidadãos, um regime totalitário controla todos os aspectos da vida pública e particular das pessoas.

O que significa o totalitarismo?

História Geral. O totalitarismo foi um regime político baseado no controle total da vida, no nacionalismo e no forte militarismo, tendo ocorrido em alguns países da Europa, no século XX.

O que é o Estado totalitário de exemplos?

Na Europa do século XX, observamos cinco exemplos de regimes totalitários, que são: o fascismo, na Itália; o nazismo, na Alemanha; o stalinismo, na antiga União Soviética; a ditadura de Salazar, em Portugal; e a ditadura de Franco, na Espanha.

Quais são os principais regimes totalitários?

Os três grandes regimes totalitários da história foram o fascismo, o nazismo e o stalinismo.

Quais são as formas de governo para Aristóteles?

A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). Diverge, porém, no que se refere aos critérios e às causas das suas transformações.

Qual foi a primeira forma de governo do Brasil?

Em 1822, o que era “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves” tornou-se, oficialmente, “Império do Brasil”, o qual estabeleceu como forma de governo uma monarquia constitucional parlamentarista e D. Pedro I como primeiro imperador do Brasil.

Qual é a forma de estado no Brasil?

É definida no artigo 18 da Constituição Federal: "Art. ... O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.