De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis: Custos ou despesas fixas: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido. Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.
As Despesas Fixas não possuem relação alguma com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias); As Despesas Variáveis ficam no meio do caminho, pois possuem uma relação indireta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).
Por isso, não há tempo a perder e você deve aprender como começar agora mesmo. Montar uma planilha de gastos pessoais pode não ser uma tarefa muito simples à primeira vista....Veja como dá para criar uma planilha de gastos simples e de forma fácil.
Comece fazendo uma lista de seus gastos fixos, como contas de telefone, aluguel, carro, etc. Desconte as despesas de sua renda mensal e veja quanto sobra. Isso é o que você tem para gastar. Não esqueça desse valor e não se permita ultrapassá-lo!
Dicas para organizar as contas A primeira coisa a fazer é listar todas as suas contas. Você pode utilizar uma planilha colocando o dia do vencimento, a descrição e o valor. Coloque ainda uma terceira coluna com o total dos valores a pagar. Desta forma, é possível ter uma visão geral das despesas já programadas.
4 melhores apps de finanças pessoais de 2020