Síndrome hemolítico-urêmica ou síndrome hemolítica-urémica (SHU) é uma síndrome caracterizada por insuficiência renal progressiva, anemia hemolítica (destruição dos glóbulos vermelhos e plaquetas) e lesão das paredes dos vasos sanguíneos.
A uremia é uma síndrome causada principalmente pelo acúmulo de ureia, e outros íons, no sangue, que são substâncias tóxicas produzidas no fígado após a digestão de proteínas, e que são, normalmente, filtradas pelos rins.
A uremia é classificada como uma manifestação clínica secundária à azotemia. Geralmente ela consiste no estágio clínico final, em que todas as alterações progressivas generalizadas se somam. Nesta etapa, a função do órgão está gravemente comprometida. O acometimento gastrointestinal é a ocorrência mais comum na uremia.
Hoje em dia, o que a medicina veterinária felina mais trabalha é que a insuficiência renal pode ser causada pela má ingestão de água, já que o gato tem esse problema de não se hidratar adequadamente.
A fluidoterapia é considerada um tratamento de suporte, tendo como principais objetivos expandir a volemia, corrigir desequilíbrios hídricos e eletrolíticos, suplementar calorias e nutrientes, auxiliar no tratamento da doença primária.
Um gato desidratado precisa consumir água imediatamente para reverter esse quadro negativo e recuperar a sua boa saúde. No entanto, é importante ter cuidado para não piorar a desidratação deixando-o sem assistência ou forçando-o a consumir muito líquido de forma abrupta.
A seguir vamos te explicar como estimular o gato a beber água, utilizando diversos truques, confira:
Contudo, se o bichano parar de comer ração seca e não aceitar a mesma marca nem uma nova, é hora de levá-lo ao médico-veterinário. Ele pode estar com doenças dentárias, gengivais ou até gástricas, que o levam a ter esse apetite seletivo. Assim, ele precisará ser examinado.
Os animais são seletivos e podem escolher o que comer. “O ideal é dar frutas e legumes como sobremesa, após ingerir a ração indicada pelo veterinário” ensina. Os animais podem enjoar do alimento, principalmente se for ração. Você pode, sob supervisão do veterinário, testar outras marcas ou sabores.
Um dos principais motivos que podem resultar em gato que não quer comer é o apetite seletivo. Isso porque os felinos possuem um olfato bastante apurado que os ajudam a selecionar os alimentos. Sendo assim, a ração para gatos não deve ser apenas saborosa, mas sim atrativa.
Para resolver este tipo de vômito pode escovar o seu gato, lembre-se que é especialmente importante realizar uma boa escovação nas raças de pelo comprido, além disso pode dar valeriana ao seu gato, a valeriana é uma planta que o seu gato pode comer e que ajuda a desintoxicar-se.
As principais causas são longos períodos de jejum, parasitas ou algum objeto que ele tenha engolido. Já o gato vomitando espuma branca pode ter relação com irritações no sistema digestivo, como a gastrite. O gato vomitando um líquido marrom (e às vezes com pedaços de ração) pode indicar problemas alimentares.
A gastrite é uma das principais causas para um gato vomitando espuma branca. Ela ocorre quando há uma inflamação em seu estômago e pode ser divida em dois tipos: aguda ou crônica. A aguda geralmente acontece quando o bichano ingere algo tóxico, como objetos, plantas ou produtos químicos.
Quando o gato vomita espuma branca?
Pelo que foi descrito, um líquido transparente e esbranquiçado pode ser produto das secreções produzidas pelas células do estômago (suco gástrico) e que são eliminadas dentro do próprio órgão,que ajudam na digestão dos alimentos. Um pediatra precisa investigar o que causou esse vômito, se o mesmo ainda persistir.
Alguns problemas gastrointestinais, como a gastrite, gastroenterite, refluxo e pancreatite, por exemplo, podem causar, dentre outros sintomas, mal-estar, sensação de queimação e ânsia de vômito, que normalmente aparece logo após as refeições, gerando bastante desconforto.
A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.
A regurgitação é a passagem de conteúdo do estômago para a boca de forma involuntária, sem esforço e sem ejeção (eliminação forçada ou “violenta”) do conteúdo alimentar. Já o vômito é uma resposta voluntária e coordenada da criança que causa a expulsão forçada do alimento.
Não movê-lo de repente nos 20 a 30 minutos após mamar. Isso evitará que ele engula muito ar. Não alimentá-lo demais....Como saber se meu bebê está vomitando ou regurgitando?