EQST

O Que CPO S?

O que é CPO s?

Dentre os índices de cárie mais utilizados, encontra-se o CPOS. Este indicador foi proposto em 1938 por Klein, Palmer & Knutson (PINTO13, 1990) e objetiva medir a experiência de cárie em relação às superfícies dentárias.

O que significa CPOD na odontologia?

O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.

Quanto ao índice CPO D é correto afirmar?

CPO-D. Quando a unidade de medida é o dente temos o índice CPO-D, ou seja, Dentes 'Cariados, Perdidos e Obturados. Ainda que a denominação mais correta, neste último caso seja "Restaurado", para efeitos do índice se mantém a inicial "O" como uma concessão à sua melhor sonoridade.

Como fazer o cálculo do CPOD?

Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).

Como calcular CPI odontologia?

O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.

O que é CPOD e CEO d?

Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.

Quais são as idades consideradas para aferir o CPI e o PIP?

5.EXAME PERIODONTAL EM LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS A condição periodontal é avaliada com a utilização de três indicadores: os índices CPI, para as idades de 12, 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos, PIP, para 35-44 e 65-74 anos e uma verificação de alterações gengivais (AG) na idade de 5 anos.

Como a presença de flúor na água potável de consumo pode influenciar no índice de cárie?

Nas águas de abastecimento Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a formação da cárie. Teores de flúor baixos não reduzem o problema. Teores altos, por sua vez, são igualmente prejudiciais e podem levar à fluorose.

Qual a quantidade ideal de flúor na água?

1,0 mg F

Qual a importância da aplicação de cloro e flúor nas águas destinadas ao consumo humano?

O Cloro tem ação bactericida (eliminando microorganismos nocivos). O flúor auxilia na preservação da saúde dos dentes.

Qual o papel do flúor no controle da doença cárie?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

Qual o problema de ingerir flúor?

A severidade dos sintomas depende da quantidade de flúor ingerida. Estes incluem dor abdominal, diarreia, disfagia, hipersalivação, lesão da mucosa, náuseas, vómito; anormalidades de Electrólitos, incluindo hipercaliemia, hipocalcemia, hipoglicemia e hipomagnesemia podem ocorrer.