Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. Contemporâneo designa quem ou o que partilha ou partilhou o mesmo tempo, o mesmo período.
Teatro contemporâneo é o teatro feito na contemporaneidade, hoje e em qualquer lugar do mundo. A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século 19, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século 20, expandindo-se em experiências e inovações teatrais.
A literatura brasileira contemporânea compreende um grupo de características de distintas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa do período.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA
As principais características da literatura contemporânea são: Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana.
O que é literatura contemporânea? A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente. Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX. A transição de uma escola literária para outra se dá por meio de mudanças no cotidiano de determinada época.
A poesia concreta brasileira surgiu com a publicação da revista Noigandres, em 1952, de responsabilidade de poetas como Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos. No entanto, o lançamento oficial do Concretismo brasileiro ocorreu em 1956, na Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo.
As produções contemporâneas em prosa abordam questões universais, envolvendo o cotidiano das pessoas comuns e retratando a vida urbana, a violência, as diferenças de classes sociais etc.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Para este estudo, a análise e compreensão dos textos literários são muito importantes, pois nos ajudam a entender melhor o contexto histórico em que o texto foi escrito.
A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas.
A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
De todo modo, é possível dizer que Literatura é toda manifestação de linguagem que tem como uma das finalidades a expressão estética – ou seja, é Literatura um discurso que não pretende apenas comunicar algo, mas também construir um dizer que seja belo ou envolvente em um nível sensível e humanamente profundo.
A área de Estudos Literários, também com duas linhas de pesquisa, caracteriza-se pelos estudos historiográficos da literatura brasileira, perpassados pela discussão entre o que é central e periférico, e pelos estudos de obras literárias em seu processo de invenção, em suas formas e estruturas estéticas, e em suas ...
A Teoria Literária tem como objetivo o estudo da Literatura como área do conhecimento. É possível, por exemplo, observar um livro ou um conjunto de obras produzidas em determinado período como o registro de uma época, encontrar sinais de mudança social e até mesmo identificar traços de evolução da psique humana.
Ele é poético, fala sobre emoções pessoais. Exemplos de textos literários são: romances, contos, poesias, letras musicais. Já os textos não-literários são claros e objetivos, sem mais delongas e usos de figura de linguagem, que poderiam dificultar o entendimento. Predomina o uso da norma culta.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
O texto literário é caracterizado pela linguagem conotativa. A linguagem conotativa é aquela que explora os sentidos não convencionais das palavras e multiplica os significados. ... A literatura é por excelência conotativa. A linguagem denotativa, por outro lado, é aquela que usa os sentidos literais das palavras.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.