Se você notou uma espécie de pontinho branco no bico da mama, é normal que deseje saber de que se trata, se é algo normal e como eliminá-lo. Não se preocupe, nem tudo o que aparece nos seios está relacionado com algo maligno, o grande medo de muitas mulheres.
No entanto, se a dor durar mais tempo, se for muito intensa ou se for acompanhada de outros sintomas, é recomendado consultar um mastologista ou ginecologista para avaliar a região, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Consultar um médico aclarará a dúvida, contudo, a causas mai comum desses pontinhos brancos estão relacionadas com a lactância materna e é conhecida como pérolas de leite. Outras causas menos frequentes são os tubérculos de Montgomery, alergias ou espinhas. Cada uma dessas condições possui características específicas e requer um tratamento individualizado. Para saber o que pode ser um pontinho branco no bico da mama e como tratá-lo, continue lendo esse artigo do ONsalus.
Causas de secreção no mamilo Vários distúrbios podem causar uma secreção anômala. Uma secreção de ambas as mamas ou de vários dutos de leite em uma mama é mais provável que seja causada por um problema fora da mama, como um distúrbio hormonal ou ingestão de certos medicamentos.
Ter um bico do peito ardendo pode ser um dos sintomas associados a inúmeras mudanças hormonais pelas quais o corpo feminino passa durante algumas etapas da vida ou momentos específicos. Essas são algumas das principais causas pelas quais você pode experienciar uma coceira, dor nos seios ou ardência no bico da mama por motivos hormonais:
É importante que, nesse caso, você considere os sinais de alarme para ir ao médico com urgência, como na presença de febre ou inflamação severa.
Durante a amamentação, muitas mulheres também podem sofrer de mastite, um processo inflamatório que se dá no tecido mamário e que se caracteriza por causar ardência e dor nos seios. Essa condição acontece pela obstrução dos ductos lactíferos, que são os ductos através dos quais o leite passa, ou pela contaminação dos mesmos por alguma bactéria através de alguma pequena ferida na mama, o que é menos frequente.
O que fazer: geralmente são utilizadas pomadas corticoides para aliviar os sintomas, como hidrocortisona, que devem ser receitadas pelo dermatologista. Porém, aplicar compressas de camomila também pode ajudar a acalmar a pele irritada. Veja como fazer este e outros remédios caseiros.
Outra causa muito comum de se ter um bico do peito ardendo ou dolorido se dá durante a idade fértil das mulheres. A TPM, como também é chamada a síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual, se caracteriza por picos de hormônios, especificamente estrógenos, durante a ovulação ou alguns dias antes da menstruação. Essa síndrome pode contar com alguns sintomas, sendo o principais:
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
As alterações hormonais qu e podem surgir durante a menstruação ou ovulação, são motivos mais frequente para o surgimento de dor intensa ou constante no bico do peito, especialmente quando se toca no local. Isso acontece porque os hormônios podem provocar um ligeiro inchaço das glândulas mamárias tornando-as mais sensíveis.
Embora este tipo de alterações seja mais comum nas mulheres, devido ao ciclo menstrual, também pode acontecer em homens, especialmente durante a adolescência, quando acontecem muitas alterações na produção de hormônios.
Lave o peito apenas com água durante o banho ou duche. Os pequenos altos (glândulas de Montgomery) na sua aréola produzem um óleo que hidrata e protege os seus mamilos. O sabonete e o gel de banho podem eliminar este óleo natural, provocando secura e irritação.
Em alguns casos, se a dor é intensa, o médico pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios por via oral. Aplicar calor local permite dilatar os conductos de leite e facilitar que se esvaziem.
O que fazer: é recomendado evitar utilizar o material que causou a irritação, no caso do exercício, colocar um pedaço de adesivo no mamilo para evitar que fique roçando na roupa. Se existir uma ferida, deve-se lavar o local e fazer o tratamento adequado, que pode ser feito com uma pomada cicatrizante.
Nesse vaso, a recomendação principal é não apertar as espinhas nem tocá-las até terem secado totalmente e desaparecido por elas mesmas. Recordemos que essa é uma área sensível que não deve ser maltratada com os dedos ou unhas.
Contar com uma ardência nos mamilos, ou também com uma coceira ou dor no bico da mama, pode gerar dúvidas, incerteza e medo por parte da mulher e, assim, confira nesse artigo do ONsalus tudo sobre bico do peito ardendo: causas e tratamento. Mesmo depois de ler nossa matéria, aconselhamos consultar um especialista se algum desses sintomas surgir, principalmente se ele for novo, incomum ou estiver acompanhado de outros mais graves.
O que fazer: se existir suspeita de algum tipo de câncer no mamilo ou mama é aconselhado ir imediatamente no mastologista e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com cirurgia e associar com quimioterapia ou radioterapia, dependendo do caso.
Podem desaparecer sozinhos após alguns dias, sem dúvida que o melhor neste caso é evitar tocá-los para manter o mamilo protegido. Você também pode trocar de sutiã quando os tubérculos se tiverem tornado muito evidentes, o que permitirá evitar irritações.