Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA. Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.
O RNA pode ser classificado em três tipos: RNA mensageiro (mRNA), RNA transportador (tRNA) e RNA ribossomal (rRNA). RNA mensageiro: O mRNA é responsável por apresentar os códons que serão lidos durante a tradução, ou seja, ele possui as informações codificadas para que a síntese de proteínas aconteça.
A sua principal função, já citada, é desempenhada no citoplasma celular e é possível identificarmos três tipos diferentes de RNA: o RNA mensageiro (RNAm). transportador (RNAt) e o RNA ribossômico (RNAr).
Resposta. RNA mensageiro: é o responsável pela transferência de informação do DNA até o local da síntese proteica na célula. RNA transportador: é o responsável pelo transporte de aminoácidos até o local onde se dará a síntese proteica junto aos ribossomos. RNA ribossômico: é o responsável pela síntese de proteínas.
RNA-m leva o código genético do DNA para o citoplasma e determina a sequência de aminoácidos da proteína; RNA-t transporta aminoácidos até o local da síntese proteica; RNA-ribossomal ou ribossômico, participa da estrutura dos ribossomos, nos quais ocorre a síntese de proteínas e tem ação enzimática.
O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O código genético é constituído por 64 códons. ... Existem aminoácidos que são codificados por dois ou mais códons, situação que denominamos código genético degenerado. Essa expressão “código genético degenerado” significa que um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de um códon, mas o contrário não ocorre.