EQST

O Que Causa As Monçes?

O que causa as monções?

As monções são causadas por variações da temperatura no ar sobre a terra e o mar. Esses ventos sopram de áreas frias para áreas mais quentes. Durante o verão, em uma região de monções a terra e o ar acima se tornam muito quentes. O mar nas proximidades e o ar acima do mar estão mais frios.

Qual a relação entre chuvas de monções asiáticas e a dinâmica das estações do ano?

No inverno as monções asiáticas saem do continente em direção ao Oceano Índico, tornando seco o clima do continente. Já na época do verão vão do oceano índico para o continente, carregando muita umidade e causando muitas chuvas no continente asiático .

O que são as monções e como elas podem afetar a vida das populações?

Monções: São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Os monções podem levar muita chuva para essas regiões, podendo causar alagamentos, enchentes, deslizamentos, doenças, etc.

Como a população atmosférica pode afetar o regime de monções?

A poluição atmosférica influência no clima de todas as regiões do mundo, e as mudanças climáticas afetam diretamente as monções na Ásia, assim faria com que as chuvas delas diminuíssem no noroeste e aumentasse no leste desse continente.

Como se formam os ventos Contra-alísios?

c) Os ventos contra-alísios dirigem-se dos trópicos em direção ao equador, movimentando-se em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis.

Como se forma a ZCIT?

A ZCIT é uma zona de convergência formada na região de encontro dos ventos alísios vindos de nordeste do Hemisfério Norte e os de sudeste vindos do Hemisfério Sul. Ela se configura como um grande cinturão de nebulosidade que dá a volta na Terra, próxima a linha do equador.

Onde se originam os ventos alísios Qual sua principal consequência para as condições meteorológicas da faixa equatorial?

Na faixa equatorial, a conjunção dos dois ventos alísios se eleva em função do intenso calor dessa região, condensando a umidade coletada nessas regiões, resultando em intensas precipitações.