Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência. Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. ... Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto. Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto.
substantivo feminino Colocação de termos no final de uma frase que especificam e determinam algo anterior, mas introduzem uma informação nova; geralmente assinalados por isto é, ou seja, a saber , seguidos de dois-pontos.
As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).
anáfora resumitiva. Abordaremos a definição de cada uma delas com exemplos extraídos do corpus escolhido. A anáfora correferencial é também conhecida por anáfora fiel ou total. Isso se deve ao fato de que ela efetua a retomada de um referente por meio de um mesmo nome, efetuando apenas a troca dos determinantes.
Na anáfora associativa, o termo referente não representa a mesma entidade que o termo a que se refere, por isso não podemos chamar este último de antecedente.
Significado de Anafórico adjetivo [Gramática] Que retoma uma ideia anteriormente mencionada, geralmente se refere ao termo que retoma uma ideia anterior ou faz referência ao que já foi dito anteriormente.
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
Os elementos de coesão são aqueles os que ligam as frases ou palavras dentro de um texto....Com relação às conjunções, temos as coordenativas, que são:
Veja o Manual de Sobrevivência para a hora da redação 1- Quando você quiser dar ideia de acréscimo, use os conectivos de adição como, por exemplo: 'além disso', ' também', 'e', 'nem', 'não só' , 'mas também', 'bem como'… 2- Se quiser passar a ideia de mudança, alternância: 'ou…ou', 'quer… quer', 'seja… seja'.
Exemplos de elementos coesivos:
Koch (2001) apresenta dois mecanismos básicos de coesão textual sendo: Alternativas: a) Referencial e sequencial.
É a forma que a linguagem é utilizada. Deste modo, utilizar a linguagem do sistema, é o mesmo que utilizar dos métodos apresentados pela organização social que nos abriga, como expressões, códigos e formas da língua utilizadas entre os diferentes grupos.
São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
Os pronomes são chamados mecanismos de coesão referencial, pois estabelecem a coesão textual substituindo palavras já mencionadas ou a mencionar. Alguns pronomes merecem uma atenção especial quanto ao seu emprego, como os pronomes demonstrativos.
Evita repetições e auxilia na coesão ao retomar termos e referir-se a outros posteriores atuando como elemento de ligação de ideias e isso contribui para a construção de sentido em um texto.
Pronomes adjetivos: sua função é acompanhar os substantivos, fazendo o papel de um adjetivo ao determinar e modificar o substantivo; Pronomes substantivos: são utilizados para substituir o substantivo em uma oração. É importante ressaltar a importância dos pronomes para o processo de construção da coesão em um texto.
“É a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome) definindo-lhe os limites de significação." Page 3 Pronome: Elemento Coesivo Page 4 Pronome: Elemento Coesivo Coesão textual trata-se da ligação, da conexão entre as palavras de um texto, por meio de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus ...
A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.
O pronome é uma classe gramatical variável, ou seja, flexiona-se em gênero e número. ... Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo. Os pronomes classificam-se em: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, indefinidos e relativos.