Lista de moedas do mundo
A oferta de moeda é definida como a base monetária vezes o multiplicador monetário. A base monetária é definida como PMPP mais as reservas compulsórias e voluntárias das instituições depositárias; e o multiplicador monetário representa a capacidade dos bancos de multiplicar os depósitos por meio de empréstimos.
Podemos distinguir entre dois tipos de moeda: moeda-mercadoria e moeda fiduciária. Moedas-mercadoria são aquelas que possuiriam algum valor mesmo que não fossem utilizadas como moeda. Diferentes mercadorias valiosas – metais preciosos, sal, gado, etc. – já foram usados como moeda ao longo da história.
No padrão ouro, era obrigatório que cada país mantivesse uma parte de seus ativos em forma de ouro, criando reservas financeiras. O regime cambial era fixo. Isso significa que o valor da moeda de cada país era fixado conforme a quantidade de ouro que ele detinha.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.
O dinheiro vinha de Portugal, mas sua origem verdadeira era a Espanha, muito mais rica em reservas metálicas devido à maior abundância de ouro e prata em seu império. ... Primeiras moedas cunhadas no Brasil, os florins foram fabricados em ouro pelos holandeses, quando ocuparam o Nordeste brasileiro (1630 - 1654).
As primeiras cédulas surgiram na China, no séc. VII, e eram confeccionadas com cascas de amoreira. Devido ao seu pouco peso era chamado de "dinheiro voador". O uso do papel-moeda veio a se tornar popular na Europa e nos EUA apenas na segunda metade do século XIX.
Na verdade, a emissão de moeda é um processo complexo que envolve a maior autoridade monetária do País, o Conselho Monetário Nacional, e pode levar a consequências desastrosas se for usada no momento errado.