O assoreamento é um fenômeno que ocorre em rios que sofrem processos erosivos causados pelo homem ou pela natureza. ... Para evitar o fenômeno é preciso conscientização da população e das indústrias para que os lixos domésticos e industriais não sejam jogados nos rios.
A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos, dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um deslizamento de terra. Essa erosão é causada pelas águas que correm nos rios, que pode causar o desmoronamento de barrancos. ...
O assoreamento ocorre quando acumula resíduos no fundo do rio. Saiba mais logo abaixo. ... Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.
Erosão fluvial: erosão causada pela ação das águas dos rios sobre as superfícies dos cursos d'água e de encostas. Atuam também no desgaste do solo durante enchentes periódicas ou períodos de cheias. É intensificada com a retirada das matas ciliares, ou seja, as vegetações localizadas nas margens dos rios.
Erosão Marinha: ocorre quando as rochas ou o solo litorâneo são desgastados pela água das ondas do mar.
Erosão Marinha: É provocada pela força das ondas quando estas se chocam contra a costa originando as falésias. Erosão Química: É provocada pelo calor, frio, água, umidade e outras ações que reagem quimicamente nas rochas. Erosão Glacial: É provocada pelo deslocamento das geleiras provocadas pela força da gravidade.