As TERAPIAS RENAIS SUBSTITUTIVAS (TRS) compreendem os tratamentos utilizados em pacientes nos quais a função renal esteja reduzida a ponto de impedir a manutenção ade- quada da homeostase, situação que pode ser fatal se não houver intervenção eficaz. Transplante renal.
Terapia Renal Substitutiva (TRS) é o termo utilizado para abranger os tratamentos existentes para a insuficiência renal. Os métodos dialíticos mais utilizados são: hemodiálise (HD), diálise peritoneal e transplante renal.
Indicações para RRT RRT é usado sempre que as funções do rim não conseguem a homeostase. Isto inclui situações como: Insuficiência aguda do rim. Insuficiência renal crônica.
A Terapia Renal Substitutiva é responsável por suprir a função dos rins em pacientes que apresentam falência da função renal aguda ou crônica.
Sintomas de Insuficiência renal aguda
“Ou seja, o rim também envelhece e diminui sua função, levando a transtornos tubulares com tendência a hiponatremia (sódio baixo no sangue) e anemia pela redução da produção de eritropoetina, que estimula a medula a produzir os glóbulos vermelhos”, orienta.
Embora o tratamento raramente melhore as funções renais dos cães afetados, pode aliviar os sintomas e trazer um maior conforto para o animal. Cães afetados pela enfermidade têm uma expectativa de vida que pode variar de meses a alguns anos, dependendo dos fatores causais e de como estes fatores são tratados.
Nos casos em que a insuficiência renal em cães se apresenta de maneira aguda, é essencial o tratamento veterinário intensivo, que geralmente inclui admissão e fluidoterapia, além de medicamentos que estabilizam o animal e controlam os sintomas.
Não existe remédio que diminua a creatinina alta em cães, porém, se for conhecida, é possível tratar a causa da sua elevação. Por exemplo, uma ruptura da bexiga que requer intervenção cirúrgica. Existem alguns fármacos que podem ser usados para controlar outros sintomas e fazer o cão sentir-se mais animado.