EQST

O Que A Teoria Da Agncia?

O que é a Teoria da Agência?

A Teoria de Agência busca explicar os conflitos de interesses que podem surgir da relação contratual entre um principal e um agente. O agente é o indivíduo que, motivado por seus próprios interesses, se compromete a realizar certas tarefas para o principal.

Para que serve a Teoria da Agência?

Para regular essa relação, a Teoria de Agência, também conhecida como Teoria da Firma, estabelece mecanismos eficientes (sistemas de monitoramento e incentivos) para garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas.

O que é o conflito de agência?

Define-se aqui conflito de agência como sendo o desalinhamento de interesses entre quem detem a propriedade e quem detem o poder de controle nas empresas e tal definição é consistente com as referências teóricas apresentadas.

Qual a relação entre a governança corporativa e a Teoria da Agência?

Uma das áreas de estudo que mais tem sido impulsionada pela teoria da agência é a governança corporativa. A governança corporativa, de acordo com Shleifer e Vishny (1997) pode ser considerada como um conjunto de mecanismos, pelos quais os investidores asseguram o retorno dos seus investimentos.

O que trata a Teoria da Agência Cite um exemplo de custo de agência?

Exemplo característico de custo de agência seria a realização pela empresa de projetos de investimento com valor presente líquido negativo – projetos que são economicamente inviáveis – e que não deveriam ser realizados, pois não criam valor para a empresa e para seus acionistas.

O que é a Teoria da Agência e qual a sustentação teórica autores para a teoria?

A Teoria da Agência constitui uma linha teórica multidisciplinar que surgiu com o objetivo de compreender os problemas de correntes da relação de agência, ou seja, derivados dos conflitos de interesses entre partes envolvidas em um contrato no âmbito de uma organização.

O que diz a teoria da propriedade?

Na teoria da propriedade é muito importante o conceito de propriedade residual. Há duas séries de contas: o débito e o crédito. O crédito é propriedade negativa e representa as variações negativas. Quando, numa operação, o débito patrimonial não é igual ao crédito patrimonial, a diferença é o resultado.

O que são conflitos de agência e como podem ser minimizados?

Os conflitos de agência tornaram-se importantes a partir da evolução dos mercados de capital. ... De acordo com Hölmstrom (1979), os conflitos entre acionistas e gestores podem ser minimizados por meio de incentivos apropriados, que limitem o comportamento conflitante por parte dos agentes (gestores).

Como a Governança Corporativa poderia minimizar os conflitos de agência?

Para minimizar os conflitos entre principal e agente devem se esclarecer as regras dos contratos, diminuindo assim os conflitos ocasionados por autopromoção, estratégias defensivas que evitem demissões, e alterações contábeis mais interesses somente aos agentes.

O que o termo custo de agência significa?

Custo de agência é um termo usado em Administração, oriundo da forma original em inglês – agency cost – para denominar um tipo especial de gasto que decorre de conflitos de interesse existentes numa organização.

Quais são os custos de agência?

Os custos de agência são a soma dos custos de elaboração e estruturação de contratos entre principal e agente, despesas de monitoramento das atividades dos agentes pelo principal, gastos realizados pelo próprio agente para mostrar ao principal que seus atos não serão prejudiciais a ele, perdas residuais provenientes da ...

Qual o pressuposto da Teoria da Agência?

Em linhas gerais, a Teoria da Agência tem seus pressupostos baseados na relação contratual em que o proprietário dos recursos (o principal) encarrega outra parte (o agente) de desenvolver alguma atividade em seu interesse, por meio da delegação de alguma forma de poder de decisão.

Qual o papel da informação contábil no contexto da teoria dos contratos teoria do agente?

No que se refere ao papel da contabilidade dento da teoria contratual da firma, Sunder apud Lopes (2004), afirmam que a contabilidade possui cinco funções na coordenação dos vários contratos existentes entre os agentes ligados à empresa: a) mensurar a contribuição de cada um dos participantes nos contratos; b) mensurar ...

O que é Teoria do fundo?

A Teoria do Fundo trata a empresa como uma unidade operacional, orientada para atividades, como base da contabilidade. Essa área de interesse denominada fundo inclui um grupo de ativos e obrigações e restrições correspondentes, representando funções ou atividades econômicas específicas.

Qual o conceito de propriedade para Locke?

Em suma, Locke coloca a propriedade como um direito natural, ou seja, um direito inerente ao homem, dele não se destacando. Segundo o filósofo: cada homem tem uma 'propriedade' em sua própria 'pessoa'; a esta ninguém tem qualquer direito senão ele mesmo.

Como evitar conflitos de agência?

Para reduzir o conflito de agência, as relações entre os proprietários e agentes podem ser reguladas por contratos formais ou informais. A relação é considerada formal, ou explícita, quando é expressa por meio de contratos que determinam os direitos e os deveres principais e acessórios, assinados por ambas as partes.

Como podem ser resolvidos os conflitos de interesse entre gestores e acionistas?

No caso de divergências entre acionistas e companhia ou entre controladores e minoritários, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recomenda que os conflitos de interesse sejam resolvidos por meio de uma instância superior de arbitragem, que visa acelerar a solução dos impasses.

O que é o controle do custo de agency?

O custo de agência é considerado uma despesa interna de uma empresa, resultado das ações tomadas por uma ou mais pessoas, que seriam os chamados agentes, gestores ou administradores. Quando tais ações dessas pessoas não atendem verdadeiramente aos interesses dos acionistas, dizemos que há um conflito de agência.

O que é um custo de agência?

Custo de agência é um termo usado em Administração, oriundo da forma original em inglês – agency cost – para denominar um tipo especial de gasto que decorre de conflitos de interesse existentes numa organização.