O que a sndrome de Stevens-johnson? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Síndrome de Stevens-Johnson é um problema de pele raro, mas muito grave, que provoca o surgimento de lesões avermelhadas em todo o corpo e outras alterações, como dificuldade em respirar e febre, que podem colocar em risco a vida da pessoa afetada.
O que causa a síndrome de Stevens-johnson?
A síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica são comumente causadas por medicamentos ou por infecções. Os sintomas típicos de ambas as doenças incluem descamação da pele, febre, dores pelo corpo, uma erupção vermelha plana e bolhas e feridas nas membranas mucosas.
Quais as sequelas da síndrome de Steven Johnson?
A forma crônica evolui para formação de sequelas cicatriciais. Dessas sequelas, a mais grave e a que afeta mais a qualidade de vida dos pacientes é a sequela nos olhos, envolvendo alterações em conjuntiva palpebral e bulbar, pálpebras e córnea.
O que é Necrolise?
A necrólise epidérmica tóxica (NET) ou síndrome de Lyell trata-se de uma reação adversa grave e rara que atinge predominantemente pele e mucosas. É caracterizada por morte generalizada dos queratinócitos e destacamento da epiderme no nível da junção dermoepidérmica.
O que é Síndrome alergica grave?
Síndrome de Stevens–Johnson (SSJ) é uma reação adversa grave da pele a medicamentos ou infeções. A SSJ e a necrólise epidérmica tóxica (NET) são duas formas da mesma doença, sendo a SSJ a menos grave. Os sintomas iniciais de SSJ são febre e sintomas semelhantes aos da gripe.
O que é Farmacodermia?
Farmacodermia é uma reação adversa que pode ser entendida como qualquer efeito indese- jável na estrutura ou função da pele, dos anexos ou das mucosas. Entre as drogas mais comumente envolvidas estão os antibióticos, anti-inflamatórios, quimioterápicos, anticonvulsivantes e psicotrópico.
O que é síndrome alérgica grave?
Síndrome de Stevens–Johnson (SSJ) é uma reação adversa grave da pele a medicamentos ou infeções. A SSJ e a necrólise epidérmica tóxica (NET) são duas formas da mesma doença, sendo a SSJ a menos grave. Os sintomas iniciais de SSJ são febre e sintomas semelhantes aos da gripe.
O que é a síndrome de Arlequim?
Ictiose arlequim é uma doença cutânea congênita grave, autossômica e rara, caracterizada por ressecamento excessivo da pele e hiperqueratose.
O que causa síndrome de Lyell?
Etiologia. O síndrome de Lyell pode ser desencadeado por alergia a um fármaco, e excepcionalmente, por infeções ou transplante de medula óssea. Em 25 a 30 % dos casos a causa não é clara.
O que causa necrólise epidérmica tóxica?
A necrólise epidérmica tóxica é causada principalmente por medicamentos, como o Alopurinol, Sulfonamida, anticonvulsivantes ou antiepiléticos, como Carbamazepina, Fenitoína e Fenobarbital, por exemplo.
O que causa a farmacodermia?
A farmacodermia é um conjunto de reações da pele e do corpo, provocadas pelo uso de medicamentos, que podem se manifestar de várias formas, como manchas vermelhas na pele, caroços, erupções cutâneas ou, até, descolamento da pele, o que pode ser muito grave.
Como diagnosticar farmacodermia?
A hipótese diagnóstica de farmacodermia leva em conta critérios clínicos e histopatológicos, sendo, portanto confirmada com a realização de biópsia cutânea. Tratamento: A conduta mais apropriada a ser realizada em cada um dos casos é mostrada nas tabelas 1 e 2 de acordo com o tipo de lesão cutânea.