O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do Sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação. A quantidade de insolação varia de acordo com a posição geográfica, uma vez que a Terra possui forma esférica que determina o ângulo de incidência dos raios solares.
Embora a atmosfera seja muito transparente à radiação solar incidente, somente em torno de 25% penetra diretamente na superfície da Terra sem nenhuma interferência da atmosfera, constituindo a insolação direta. ... A insolação difusa é constituída de radiação solar que é espalhada ou refletida de volta para a Terra.
1. Principais gases
A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. É evidente que apesar disso, se houver exposição em excesso a essas radiações, elas podem causar danos à pele, como queimaduras.
Afinal, a superfície absorve o calor advindo da radiação Solar, mas ao se resfriar acaba liberando calor para a camada mais próxima da superfície (radiação terrestre) fazendo com a mesma se aqueça. Dessa maneira, a atmosfera é aquecida a partir da superfície terrestre.
A energia radiada pela superfície da Terra, na gama dos infravermelhos, corresponde a cerca de 117% do total de radiação solar incidente (sobre o sistema Terra/atmosfera). ... Finalmente, uma energia correspondendo a 64% da radiação solar incidente é emitida pela atmosfera para o espaço (emissão atmosférica).
Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
18-Que tipo de perturbações pode sofrer a energia ao atravessar a atmosfera? R: A energia eletromagnética ao atravessar a atmosfera terrestre pode ser absorvida, refletida e espalhada. ... Nestas regiões a atmosfera é quase transparente à energia eletromagnética.
As necessidades nutricionais de energia variam em função da idade, do sexo, do estado de saúde e do estado fisiológico, nível de atividade física dos indivíduos e número de horas de trabalho.