A hóstia é o termo usado para o pão consagrado pelo sacerdote ordenado, o bispo em primeiro e o presbítero em segundo lugar, mas também podendo ser usado pelos diáconos [ 1 Coríntios 11, 23-32; Lucas 22, 19-20 e João 6, 53-58] . ... O pão de maior significado litúrgico para o rito eucarístico é o pão ázimo.
Neste caso, nos referimos ao momento em que o padre na Santa missa consagra o pão e vinho, o qual acontece a transubstanciação, ou seja, a substância do pão se transforma na substância do Corpo de Cristo, e e sustância do vinho se transforma na substância do Sangue de Cristo.
JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica. Aparece em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas missas. O monograna com as iniciais "JSH", é a representação de Jesus para os cristãos.
A sigla dos jesuítas, IHS, representa as três iniciais de Jesus em grego (Ihesus).
INRI é o acrónimo da frase em latim: Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum cuja tradução é «Jesus Nazareno Rei dos Judeus».
É o local onde fica o Santíssimo Sacramento (isto é, a Eucaristia), decorrendo daí seu nome. ... Muitas vezes existem grupos de oração se reunem ao longo da semana nesse local, para adorar a Eucaristia, Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ocasiões comumente chamadas de "Adoração ao Santíssimo".
A eucaristia, quando consagrada, se torna o corpo de Nosso Senhor. Portanto, adorar ao Santíssimo é estar em profunda adoração sob a verdadeira presença de Cristo. Com isso, ao adoramos Nosso Senhor, reconhecemos sua grandiosidade e entregamos nossa vida em suas mãos.
Diante do Santíssimo Sacramento nossa postura deve ser como o dos anjos: exteriormente resguardada, interiormente profunda e contemplativa. Exteriormente resguardada, porque devemos ter profundo respeito e reverência diante de Nosso Senhor Jesus.
Guia para adoração ao Santíssimo Sacramento
Se cremos que ali está Jesus, a 2° pessoa da Santíssima Trindade, é lógico que precisamos dar à Hóstia Consagrada um culto de adoração (Latria). Santo Agostinho, no séc. IV, já dizia: “Ninguém coma deste pão, sem antes O adorar”. Portanto, joelhos dobrados (a não ser que você sofra com reumatismo).