A comunicação institucional é a área responsável por zelar pela imagem e reputação de uma empresa, de modo a estabelecer ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (funcionários) ou externos (clientes, acionistas, fornecedores, comunidade, imprensa e etc).
Como podemos perceber, a comunicação mercadológica tem como objetivo a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa. Já a comunicação institucional tem um foco mais relacionado à divulgação dos valores e da cultura organizacional de um negócio.
No cargo de Profissional de Comunicação se inicia ganhando R$ 4.
Como torná-la um sucesso?
A comunicação institucional ou comunicação corporativa é o tipo de comunicação cujo intuito é informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e filosofias. Ela é imprescindível para que a organização alcance lugar de destaque no mercado.
Como melhorar a comunicação interna nas empresas?
Como melhorar a comunicação interna na empresa
10 melhores práticas de comunicação interna
Comunicação Interna: conheça as 10 melhores ferramentas
Segundo a pesquisa Tendências: Como será a Comunicação Interna em 2017, da SocialBase, algumas das métricas que as empresas podem utilizar são:
Esteja sempre atento ao desempenho dos seus canais internos de comunicação no que diz respeito à penetração, volume, periodicidade, distribuição, pertinência e até mesmo aparência. Se todos esses aspectos estiverem em alta, eles se tornam um excelente indício de uma comunicação interna de qualidade.
O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre organização e colaboradores. O primeiro e mais direto objetivo é informar, comunicar o que acontece e oferecer conteúdos que agreguem no dia a dia dos colaboradores.
Agora que você sabe o nível hierárquico da comunicação dentro de uma empresa, conheça os tipos de comunicação interna.
O primeiro tipo de marketing é o marketing interno (também conhecido como endomarketing), e este é o processo realizado da empresa para os funcionários. ... O segundo tipo de marketing é o marketing externo, o mais tradicional, aquele realizado da empresa para os clientes, chamado aqui de marketing externo.
Para ficar mais claro, o público interno é aquele que faz parte da empresa, como seus colaboradores; o público externo diz respeito a todos os grupos que não fazem parte da empresa, mas que são de seu interesse, como clientes, fornecedores, a sociedade; e, finalmente, o público misto é aquele que tem ligações com a ...
O cliente externo é o consumidor da sua empresa e o cliente interno é o colaborador do negócio. O cliente externo paga pelo seu produto ou serviço.
A chamada comunicação interna se refere ao relacionamento entre o público interno de uma organização: seus colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados. ... A comunicação externa, por outro lado, é direcionada para clientes, consumidores, concorrentes, governo e sociedade em geral.
O Endomarketing se divide em três etapas. São elas: Pesquisa de Marketing (levantamento de informações); Planejamento (preparação da equipe para o processo); Implementação (integração efetiva dos colaboradores ao projeto).
Partindo do princípio de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, são exemplos de ações:
Como fazer endomarketing?
Endomarketing: saiba o que é e como aplicar em sua instituição
Trata-se do conjunto de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os funcionários e o engajamento. Hoje, é uma das ferramentas mais eficaz para reduzir o turnover, além de auxiliar na captação dos profissionais mais qualificados no mercado para sua empresa.
Quando o endomarketing de uma empresa é eficiente, seus colaboradores conhecem bem a missão e os valores da organização onde trabalham e compreendem o seu papel dentro dela. Todos têm consciência da importância do seu trabalho para que a empresa atinja os seus objetivos. Também reconhecem quando são valorizados.
Além de motivar, o setor de endomarketing pode realizar programas que gerem aprendizado aos funcionários, como treinamentos com professores e profissionais qualificados, palestras, workshops, entre outras ações. Somado ao fator motivacional, essa prática fará com que os colaboradores produzam mais.