Roda, roda, roda carrossel Gira, gira, gira girassol Redondinho como o céu Marelinho como o sol. (Vinicius de Moraes) Correta: Poema 3. Pergunta 3 /1 É incorreto dizer sobre os abecedários: Correta: Não servem para crianças no processo de alfabetiação.
As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. ... Nas brincadeiras , é empregada a gesticulação, simulando trechos dos versos cantados.
Na cantiga acumulativa, a cada estrofe se juntam versos das estrofes anteriores. Assim, os versos vão se acumulando. As estrofes ficam cada vez maiores, e a cantiga pode não ter fim.
Se chama aliteração. Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.
Repetição dos sons consonantais A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. ... A origem da palavra aliteração vem do idioma latino “alliteratio”, que já é oriundo do termo “littera”, e sua significação é “letra”.
Resposta: O efeito é o de dar mais sonoridade aos poemas. As figuras de linguagem são a paronomásia, que é a repetição de termos com sons parecidos; a aliteração que é a repetição das consoantes e anáfora pela repetição da palavra bolha.
A repetição pode surtir efeitos positivos ou negativos, conforme a impressão que suscita. O efeito é negativo quando o que se suscita é impressão de excesso, de descuido na elaboração, de limitação da qualificação do codificador, de prolixidade.
A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos, especialmente em sílabas tônicas, para inferir um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.”