Músculo transverso do abdômen Apesar de não poder ser trabalhado com pesos, existem alguns exercícios que servem para exercitar o transverso abdominal, como o stomach vacuum, que consistem em realizar uma inspiração profunda, soltar todo o ar e “puxar a barriga para dentro” o máximo possível.
Sente-se no chão com os joelhos dobrados e os braços sobre as pernas. Comece a curvar a barriga arqueando as costas e levando o abdômen para perto da coluna; depois, role de volta para a posição sentada. Repita seis vezes. Façar respiração diafragmática para fortalecer o músculo transverso do abdômen.
No pilates a respiração é essencial para ajudar no processo de estabilização da coluna, deve-se inspirar pelo nariz expandindo os pulmões e a caixa torácica, em seguida fazer uma expiração forçada, lenta e contínua pela boca, dessa forma o músculo transverso do abdômen é potencializado, gerando uma proteção para coluna ...
O músculo transverso abdominal é conhecido como um importante e potente estabilizador da coluna. À frente, a musculatura é cortada pela linha alba. Na parte posterior, tem sua ligação com a fáscia toracolombar.
Você não precisa necessariamente encostar os dois, o objetivo aqui é flexionar o abdômen de maneira a trabalhar tanto a parte central como as laterais. Não vá além do seu limite. Depois é só retornar a posição normal deitado no chão e repita o movimento.
Como realizar
O abdominal bicicleta, segundo o estudo, foi o exercício mais eficaz quando se analisou a atividade muscular nos abdominais.
Confira os 5 melhores abdominais para incluir no seu treino
Os quatro melhores exercícios para definir os abdominais
2 – Abdominal com as pernas elevadas Para esse tipo de abdominal é preciso deitar com a lombar muito bem apoiada ao chão. Depois estenda as pernas para cima e cruze os joelhos. Levante o tronco em direção aos joelhos, sempre contraindo o abdômen.
Deite no chão de barriga para cima, com as pernas esticadas e coloque as mãos debaixo do osso do bumbum. Depois, mantendo as pernas esticadas, levante-as até formar um ângulo de 90º com o chão e volte a descer lentamente. O ideal é que se demore cerca de 2 segundos para subir, e outros 2 segundos para descer as pernas.