O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".
Por exemplo, poético tem acento não pelo hiato, mas por ser palavra proparoxítona; boêmio não se acentua pelo hiato, mas por ser palavra paroxítona terminada em ditongo crescente. → o trema foi abolido da língua portuguesa: linguiça, frequência, aguentar, líquido.
Resposta. Porque apresenta hiato e a sílaba mais forte é U.
Devido ao novo acordo ortográfico o uso do acento agudo sofreu algumas alterações; para palavras paroxítonas( a silaba tônica é a penúltima silaba), os ditongos abertos ei e oi que eram acentuados, não levam mais acento(ex:ideia). ... Régua: acentuada (terminada em ditongo seguida ou não de s).
/Dúvidas /Nivel ou nível? A forma correta de escrita é nível de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo no “i”. Nível significa um instrumento que serve para verificar se um plano está inclinado ou não; norma ou padrão.
As palavras “área”, “ministérios” e “prioritárias” são acentuadas devido à regra das paroxítonas terminadas em ditongo. As palavras “vésperas” e “econômicas” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas; a palavra “ciências” recebe o acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo.
"Obedece à regra de acentuação das oxítonas, tendo a última sílaba mais forte, termina em “a” e por isso vai acento." São classificadas como oxítonas aquelas palavras possuem como sendo mais forte a última sílaba (sílaba mais forte = sílaba tônica).
«As vogais tónicas a, e e o de vocábulos proparoxítonos levam acento circunflexo, quando são seguidas de sílaba iniciada por consoante nasal e soam invariavelmente fechadas nas pronúncias normais de Portugal e do Brasil: câmara, pânico, pirâmide; fêmea, sêmea, sêmola; cômoro. [...]»Feb. 17, 2016