Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Na Escola Inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização. O alvo a ser alcançado é a integração da criança portadora de deficiência na comunidade escolar.
Nessa perspectiva, quais as três abordagens inclusivas que, por exemplo, um aluno com deficiência intelectual pode participar? A) Ensino colaborativo – Supervisão de colaboração – Ensino inclusivo. B) Consultoria colaborativa – Ensino direcionado – Sala de inclusão.
4- Paradigma da inclusão — modelo social da deficiência Este modelo social surge quando o modelo médico não consegue avançar no tratamento das pessoas com deficiência.
No nível de segregação as pessoas são distanciadas da sociedade e da família, geralmente atendidas em instituições específicas por motivos religiosos ou filantrópicos, e têm pouco ou nenhum controle sobre a qualidade da atenção recebida.
O conceito de segregação escolar aqui adotado refere-se a uma distri- buição desigual de indivíduos portadores de uma determinada característica de presumida desvantagem social, por entre um conjunto de escolas, que podem ser tomadas como espaços de oportunidades educacionais distintas.
Inclusão se refere às adaptações feitas pela sociedade/escola/família às necessidades especiais de alguns indivíduos. ... A segregação se refere ao distanciamento forçado, ainda que no mesmo espaço físico escolar, destes indivíduos para com os colegas ditos "normais".
Preconceito - como o próprio nome já diz, trata se de um conceito pré concebido. Em termos simples, é uma ideia ou pensamento depreciativo/ruim sobre alguma cidade, pessoa ou objeto. Discriminação - dá ideia de exclusão. ... Segregação - dá a ideia de separação, de isolamento.
A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.
Exemplos de categorias em que a discriminação ocorre incluem raça e etnia, religião, sexo/gênero, peso, deficiência, estatura, condições de emprego, orientação sexual e idade.
Um exemplo disso é a discriminação contra os cortes de cabelo ou penteados afro, como o black power, tanto para meninas quanto para meninos negros. Outro exemplo é a manifestação de preconceito racial por meio da intolerância religiosa, quando praticada contra religiões de origem africana.