Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.
A globalização certamente favorece os países que são ricos. Estes têm grande ganho com a globalização em decorrência da existência de bancos que são abertos, de empresas, capitais e grandes companhias que promovem a existência de um grande monopólio comercial, reduzindo assim as concorrências existentes.
O que você acha? A globalização ameaça ou estimula o crescimento de países emergentes como Brasil? A globalização só favorece os imperialistas. Os pobres e emergentes ela engole.
A relação que se dá entre Tecnologia e Globalização é de causa e consequência. Nesta direção, podemos observar que o avanço da tecnologia (causa) foi vital para o nascimento do Processo de Globalização (consequência) .
Assim entendida, a "globalização" é um mito. Um fenômeno ideológico nem sempre muito sofisticado, que serve a propósitos variados. No plano editorial, por exemplo, ajuda a vender jornais, revistas e livros superficiais.
Pois com o avanço da tecnologia que é um aspecto positivo para a globalização e o crescimento das industrias, as maquinas que são adquiridas substituem a mão de obra humana, gerando muito desemprego, sendo assim um ponto negativo para muitos trabalhadores.
A conceituação dos termos globalização e pobreza é complexa. ... A pobreza, por sua vez, deve ser entendida como a escassez de uma gama de variáveis que vai além da análise da renda. Diversos autores defendem a idéia de que a globalização traz a pobreza. O Brasil aderindo a ela, tenderia a empobrecer.
Como origem de um movimento econômico/financeiro, a globalização gerou reflexos na sociedade e, por conseguinte, gerando forte impacto no aumento do desemprego, na desregulamentação e na flexibilização dos direitos trabalhistas.