Começou a ser desenvolvido em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento matemático, porém ele só ficou funcional após o término da guerra.
John Mauchly
O relógio digital usa a energia elétrica para funcionar, essa energia geralmente é obtida de uma bateria de pequena carga. Ele usa um cristal piezoeléctrico (quartzo) para gerar pulsos elétricos a uma frequência constante de 32.
O primeiro relógio do sol, ou relógio solar como muitos chamam, surgiu no Antigo Egito no ano 3500 a.C. O relógio do sol, é um instrumento rudimentar criado com a intenção de marcar o tempo da duração do sol, durante o dia.
Os obeliscos, verdadeiras obras arquitetônicas, são os relógios de sol mais antigos do mundo. Construídos no Antigo Egito, o mais antigo data de 3500 a.C aproximadamente. Os relógios solares mais simples são aqueles cujo mostrador é uma superfície plana. Há relógios com mostradores inclinados.
O relógio de sol foi o primeiro tipo de relógio utilizado em tempos antigos para indicar a hora de acordo com luz solar. Sendo assim, era um dispositivo sem necessidade de investimento em peças mecânicas, com simples fabricação. A princípio, os relógios do sol surgiram com obras de grandes dimensões, como os obeliscos.
Por causa da inclinação natural do eixo de rotação e o formato elíptico da Terra, não existe uma orientação fixa para o relógio de sol, que sempre mantenha uma afinidade geométrica constante com o Sol durante o ano inteiro.
O relógio de Sol é um instrumento que mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. ... A medida que a posição do Sol muda, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas.
O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas, dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional.