O planejamento em extensão rural consiste na descrição metódica de como deverá ser organizado um conjunto de ações a serem executadas em um dado período de tempo, visando alcançar objetivos determinados, em função de um público pré-definido.
As ferramentas de gestão financeira trazem agilidade e rapidez na hora de tomada de decisão, pois permitem uma visão sistêmica de todas as atividades de uma propriedade rural. Sendo assim, a utilização destas ferramentas com foco na gestão financeira se baseia na informatização do meio rural.
Apesar de pouco conhecida, a contabilidade rural auxilia os produtores na tomada de decisões e apresenta demonstrativos claros da atual situação do empreendimento. ... Ela também cuida de toda a parte burocrática e da declaração de impostos obrigatórios.
A Contabilidade Rural possui inúmeras finalidades relacionadas ao controle e planejamento das atividades do meio rural, independente das atividades realizadas na propriedade, torna-se um mecanismo de apoio a tomada de decisão, pois fornece informações sobre condições de expandir-se, sobre a necessidade de redução de ...
Ela possui um papel importante na determinação do desempenho econômico-financeiro dos estabelecimentos agropecuários, pois, além de permitir a elevação da produtividade do trabalho e do total dos fatores, também estabelece elos, que têm importante efeito (negativo ou positivo) sobre a sustentabilidade das atividades, ...
Além da soja, cultivam-se também, em larga escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves. ... Nas áreas semiáridas, ressalta-se a presença da agricultura familiar e também de algumas zonas com uma produção mais mecanizada.
Como um grupo de produtores pode decidir qual a melhor forma de organização associativa para os seus objetivos? Resposta: A diferença essencial entre as duas formas de organização está na natureza das atividades.
SOCIEDADE COOPERATIVA: É uma sociedade de pessoas; Objetivo principal é a prestação de serviços econômicos ou financeiros; Número ilimitado de cooperados; Controle democrático = uma pessoa tem apenas um voto; Assembleias: quorum é baseado no número de cooperados; Não é permitida a transferência das quotas-partes a ...
Resposta: Como projeto econômico, essas cooperativas trabalham por um ensino mais barato e eficiente. ... Por meio do ramo especial, as cooperativas promovem a inclusão social, a inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e a cidadania.
Cooperativismo: é a associação de pessoas, de determinado segmento econômico ou social, com o objetivo de desempenhar, em benefício comum, alguma atividade econômica.
3 – Cooperativas de crédito As cooperativas de crédito oferecem, em geral, os mesmos produtos e serviços financeiros que um banco – cartões, contas, pagamentos, aplicações, empréstimos, financiamentos, etc. E como instituições financeiras, também têm seu funcionamento regulado pelo Banco Central.
Uma cooperativa de crédito (ou cooperativa financeira) é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente a seus associados.
COOPERATIVAS SINGULARES. Cooperativa Singular é aquela constituída pela número mínimo de 20 (vinte) pessoas físicas, sendo excepcionalmente permitida a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas anuidades econômicas das pessoas físicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.
Basicamente, podemos entender que não existe cobrança exagerada no dia a dia. Isso, claro, se você é focado no trabalho e sempre cumpre suas obrigações. Com planejamento anual (e até mesmo mensal), o trabalho na cooperativa é pautado num bom ambiente, onde todos sabem da obrigação que possuem.
O Sicoob e o Sicredi são hoje os maiores sistemas de cooperativas do Brasil.
Cooperativas financeiras
Então, vamos aos 10 principais nomes do ranking!
Conheça quais são a seguir.