Consultar os dados cadastrais no CPF, tais como nome, data de nascimento, nome da mãe, endereço e título de eleitor. OBS.: para verificar se situação cadastral está regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada ou nula acessar o serviço Emitir Comprovante de Situação Cadastral no CPF.
Estudar para Auditor ou para Analista da Receita Federal?
dois anos
Como já dissemos, a consulta pode ser feita de forma rápida e fácil pela internet, no site da Receita Federal. Basta preencher o número do CPF e a data de nascimento e clicar em "Consultar". Então, o sistema irá informar qual a situação cadastral que se encontra seu CPF.
http://www.receita.fazenda.gov.br.
Verifique se está navegando em uma página acessada a partir do sítio RFB na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), se ela está em protocolo https: (barra de endereço) e se a imagem de um cadeado fechado aparece, em geral na barra inferior do navegador.
Como consultar a restituição do IR
Para consultar as diversas informações constantes do Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na Internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br). Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
No Portal e-CAC, é possível acessar o serviço "Meu Imposto de Renda" e ver se há algum erro nos dados identificado pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização, entregando uma declaração retificadora.
Para saber se o seu pagamento foi liberado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, utilizando o número do CPF e a data de nascimento para saber se o seu pagamento está ou não no próximo lote. Veja abaixo o calendário de pagamento deste ano: 1º lote: 29/05/2020. 2º lote: 30/06/2020.
Basta acessar o portal da Receita Federal e conferir se você está entre os contemplados no respectivo lote. Basta digitar o CPF e a data de nascimento para conferir o status do pagamento.
Calendário de pagamento das restituições do imposto de renda 2021
É possível autorizar o crédito da restituição em conta de terceiros? Não. A restituição só é creditada em conta se o declarante for seu titular ou utilizar conta conjunta.
Quem não indicou uma conta corrente para depósito da restituição do Imposto de Renda deverá retirar seu dinheiro em uma agência do Banco do Brasil. Para sacar os recursos, é preciso levar algum documento com foto, como carteira de identidade, além do CPF e o recibo de entrega da declaração do IR.
Posso receber a restituição do Imposto de Renda em uma conta poupança? Resposta: Sim, pode. A restituição poderá ser creditada em conta-corrente ou conta poupança, desde que a titularidade seja do contribuinte.
Para alterar a conta bancária a fim de receber a restituição do imposto de renda, o contribuinte tem três opções: Retificar a declaração, alterando as informações bancárias para depósito da restituição. ... Aguardar a liberação da restituição, para então informar a nova conta para depósito.
Para alteração de dados bancários para recebimento de restituição de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física acesse o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF). No item Restituição, clique em "Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição" e informe os novos dados bancários.
Segundo o Estadão, se houver dados divergentes no requerimento, é necessário entrar em contato com a central “Alô Trabalho” pelo número 158 ou o número da Superintendência de seu Estado.
Veja como retificar on-line no site da Receita Coloque seu CPF, código de acesso e senha. Na tela seguinte, acesse o menu "Meu Imposto de Renda", do lado esquerdo da tela. O programa abrirá uma nova janela. Acesse o "Extrato de Processamento" e selecione o ano da declaração que pretende corrigir.
Passo a passo para retificar no programa Abra o programa da declaração do IR 2020. Localize, dentro do menu "Declaração", do lado esquerdo da tela, a opção "Retificar". Clique nela e, em seguida, selecione a declaração que será corrigida.
O procedimento pode ser feito quantas vezes o contribuinte achar necessário, de acordo com a Receita é possível retificar até 5 anos após a entrega da declaração. Entretanto, para retificar no imposto de renda 2020 é necessário que a declaração não esteja sob análise da Receita Federal.
Ao abrir o programa da declaração do Imposto de Renda 2021, clique na opção “Retificar” — presente do lado esquerdo da tela e dentro do menu “Declaração”. Com isso, o programa abrirá uma janela com as declarações enviadas pelo computador. Clique na declaração a ser corrigida.