Para utilizá-lo basta armar o sugador pressionando o êmbolo até o fim, colocar a ponta de silicone sobre a solda que deseja ser removida (e que deve estar em estado líquido) e, então, apertar o botão que libera o êmbolo e suga a solda.
Seu ferro de solda caseiro está prontinho! Para usar, basta acender o isqueiro e deixar a ponta do fio ficar bem quente, avermelhadinha. Então, desligue o isqueiro e use o fio de estanho, aquele arame próprio para soldas. Encoste-o no fio quente para que ele derreta e faça o conserto aí na sua humilde residência.
A melhor epóxi para metal é a Durepoxi, um sistema de duas partes que consiste de uma resina epóxi e de um endurecedor. A resina e o endurecedor são combinados para criar um material de aderência muito durável e de alta resistência, que seca em minutos. Esse tipo de cola possui adesão a diversos tipos de materiais.
Garanta que o seu ferro de solda está quente e coloque a ponta no fio que vamos soldar por 1 ~ 3 segundos. Mantenha o ferro de solda em contato com o fio e então aproxime e toque com a solda até que toda a parte desencapada esteja coberta com solda. Repita o processo no outro fio.
Quando vamos prender itens maiores, como um fio, por exemplo, é possível estanhar o fio e o local de solda. O procedimento é o mesmo: com o pincel, passe um pouco de pasta de solda nas duas partes que serão unidas. Logo em seguida, encoste o ferro de solda e o estanho em cada uma das peças.
Faça uma pasta com uma xícara de vinagre, uma colher de chá de sal e meia xícara de farinha. Esfregue-a no estanho e deixe secar. Enxague com água limpa e enxugue com um pano macio e dê o polimento.
Limpar peltre Peltre é uma liga metálica feita principalmente de estanho, antimônio, cobre e chumbo. Aplique sobre o objeto de feltre a ser limpo, uma mistura de sal, farinha e vinagre e deixe secar. Em seguida, enxague e seque com um pano macio.
Para limpar peças de latão muito oxidadas, utilize uma solução com meio ou um litro de água morna, uma colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de vinagre.