Se a superfície é antiga (mais de 5 anos), ou de despejo, feitas de madeira ou de metal que tem dentro dele (pregos, por exemplo), então nós recomendamos aplicar primeiro tinta a base de óleo (branca). Então cubra-a com tinta de emulsão de costume para uma boa aderência. Em seguida, aplique o ECOPAPER.
O papel de parede adere em paredes com grafiato. No entanto, o ideal é passar massa corrida antes da aplicação, e ao menos uma demão de tinta látex, para que a parede fique lisa, evitando assim, aparecer as ranhuras do grafiato.
Basta emassar a parede, aplicando massa corrida sobre ela. Essa é a opção mais prática, eficaz e econômica para eliminar texturas de baixo relevo, como por exemplo, grafiato.
Para pintar as paredes que já possuem textura é necessário usar um rolo de lã, um pincel ou pistolas e compressores. Como o acabamento tem ranhuras — que são o charme do grafiato —, a aplicação exigirá mais cuidado e paciência para obter os melhores resultados.
Passo a passo de como fazer textura com massa corrida
Aplique a massa para grafiato
Se a massa que você irá utilizar estiver muito dura, a profissional recomenda o seguinte procedimento: “dilua a massa com água na proporção de 5 a 10% do volume. Essa solução deve ser bem batida para que fique homogênea e deve ser aplicada em até, no máximo, 24h após a diluição”, instrui.
Pode-se usar até 10% de água limpa para diluição dependendo do equipamento de aplicação. Espátula ou desempenadeira de aço, rolo de textura nylon ou airless. Recomendamos a aplicação em 2 camadas, respeitando o tempo de 4 horas entre camadas.
Ela pode ser feita com misturador manual ou mecânico, até garantir que a argamassa esteja homogênea, sem grumos. Depois, vem o espalhamento, que deve atingir o limite da marcação do nível. Feito isso, utiliza-se um rolo quebra-bolhas com o objetivo de eliminar o ar aprisionado.
Características Técnicas