Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Foi só entre 147-127 a.C. que surgiu a divisão do dia em 24 horas com base na observação dos dias de equinócio. ... Mesmo assim, por muito tempo, os relógios dividiam as horas em metades, terços ou quartos, nunca em 60 minutos, até ser inventado o primeiro relógio mecânico, no final do século XVI.
Diga os nomes dos dias da semana. São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo. Fale que dia é hoje! Escreva os dias da semana em folhas diferentes (ou cartões) e peça à criança para que os ordene corretamente. Use uma mesa ou pendure as folhas na parede.
Veja, agora, momentos que podem ser estabelecidos nessa rotina.
A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.
Rotina à estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva.
7 dicas de como montar uma rotina com as crianças em casa
A rotina é uma categoria pedagógica utilizada na instituição educativa para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir que a criança seja atendida em suas necessidades básicas. ... As crianças de até três anos sentem maior conforto e segurança quando tem atividades que possuem regras.
Foque nas atividades nobres da gestão escolar
É um documento que detalha objetivos, as metas, bem como as ações do processo educativo a ser desenvolvido na e pela escola. O PPP deve trazer também as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar.
12) Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto: A ⇒ Compreender o desenvolvimento cognitivo do aluno, sua afetividade, emoções, sentimentos, valores e atitudes. B ⇒ Atuar individualmente na resolução de processos de estudantes com dificuldades de aprendizagem.
São desafios enfrentados pelo Orientador Escolar, EXCETO: A) Preocupação com a formação de cidadãos críticos e autônomos. B) Amenizar os desafios do dia a dia escolar, fortalecendo a ética e os valores.