Gramática. O vocábulo enfim é um advérbio de tempo e equivale a por fim, finalmente ou afinal. Ele pode ainda ser usado com valor conclusivo, ou seja, como se uma determinada ação estivesse sendo encerrada, concluída. A locução adverbial em fim (em fim de) também tem valor temporal, mas é sinônima de no final de.
“Enfim”, escrito junto e com “n” depois do “e”, é um termo sinônimo de finalmente, por fim, afinal, etc. Trata-se de um advérbio de tempo que é também utilizado com sentido de que algo está concluído: em síntese, em conclusão, em suma, etc.. Exemplos: Enfim sós!
Latinista formada, professora, redatora, mãe da Jas e apreciadora de café. Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. ... Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.
O uso está correto. É possível usar apenas a palavra 'enfim' com o sentido de encerramento ou a expressão 'mas enfim', significando que o acontecido se opõe ao que talvez fosse desejado.
O correto é usarmos a palavra fim , pois é ela que serve para indicar o término ou a conclusão de alguma coisa.
Em algumas variedades lingüísticas, os falantes não pronunciam o R final ( Eu vou “escrevê” uma carta.) e isto leva os alunos a escreverem da forma como falam. Uma das estratégias para que os alunos tomem consciência da diferença entre grafar verbos no infinitivo (Eu gosto de desenhar.)
O que é Entardecer: Final de tarde.
No plano do sentido, fim de semana é uma expressão consagrada para indicar o período de tempo que se inicia na noite da sexta-feira e se encerra na noite de domingo ou manhã de segunda-feira. ... Escreve-se, portanto, final de semana.