Conversão de Taxas de Juros Mensal para Anual usando uma calculadora financeira (Hp 12c)
r = (1 + i/n) ^ n – 1. Nessa fórmula, “r” é o valor de taxa efetiva, “i” significa a taxa de juros nominal e “n” é a quantidade de periodicidade por ano. Por exemplo, com uma taxa de juros nominal de 6% ao mês, i=6% ou 0,06, sendo ela aplicada durante um ano inteiro, 12 meses: n=12.
Para o cálculo do custo efetivo total consideraremos não só os juros, mas todas as despesas que compõem a Prestação Mensal Total. Dessa forma, com juros mensais de 1,42% chegamos a um CET mensal de 1,54% (a diferença é o impacto das despesas adicionais). A taxa equivalente anual do CET é 20,2% a.a.
Por exemplo, se você tem uma taxa mensal para pagamentos mensais, a taxa será efetiva, pois existe o “casamento” entre a proporção da taxa e o período. Se por outro lado a taxa é anual e o pagamento é mensal você estará observando uma taxa nominal (a menos que seja informado o contrário).
Tendo em mente a taxa de juros declarada, utilize a seguinte fórmula: r = (1 + i/n)^n – 1, em que r é a taxa de juros efetiva, i, a nominal, e n, a quantidade de períodos compostos no período de um ano.
Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel....Exemplo.
O que muda é a aplicação da taxa. Como vimos, no cálculo de juros simples, a taxa medida em percentual incide apenas sobre o valor inicial....M = C(1+i)^t