Colorindo desenhos – uma forma simples de estimular o uso da tinta guache em sala de aula é as crianças colorirem ou completarem desenhos com a ponta dos dedos.
A atividade com tinta guache ajuda a melhorar a coordenação motora e é uma forma de exercer o conhecimento sobre as cores, além de ajudar a criança a desenvolver o gosto pela pintura.
Além da capacidade de se comunicar, a Arte desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar totalmente ligada à imaginação. ... A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.
Ponha papéis e pincéis grossos por perto para eles imprimirem seus primeiros traços. GARATUJAS TEXTURIZADAS Entre 1 e 2 anos, a criança já é capaz de ficar em pé sozinha. Incentive essa postura para pintar, pois ela amplia o campo visual e facilita o movimento de braços e tronco.
Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima.
10 maneiras de fazer arte com tinta guache
Para estimular o desejo e também a criatividade, comece providenciando vários tipos de materiais. Lembre-se que além do lápis, a criança pode desenhar e pintar com lápis de cera, com hidrocor, e inclusive com pintura de dedo.
A guache mais diluída é boa para pintar um fundo ou base antes da pintura, ou criar uma efeito de aquarela, só que mais opaco e pigmentado. Cuidado para não diluir a tinta em demasia, ou ela vai virar pó depois de seca e sair fácil do papel.
Para as tintas feitas de frutas, mergulhe a roupa em ¼ de xícara de sal e 4 xícaras de água. Para as tintas feitas com vegetais, misture com uma xícara de vinagre e quatro xícaras de água. Ferva por uma hora. Enxágue o tecido ou roupa em água fria e depois deixe na tintura até conseguir a cor desejada.
Tintas naturais são aquelas que ao invés de serem feitas de produtos químicos, são extraídas de elementos da natureza, ou seja, a partir de compostos orgânicos feitos com moléculas que contêm carbono combinado com hidrogênio e, muitas vezes, com oxigênio ou nitrogênio.
Modo de fazer: - Recolha os produtos naturais e coloque cada espécie separada em um recipiente com água; - Leve ao fogo e deixe ferver até que o líquido em que estão inseridos os produtos mude para uma tonalidade forte; - Deixe esfriar e transfira os pigmentos obtidos para formas individuais de acordo com a coloração.
Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.
Combine partes iguais de sal e óleo, e esfregue a mistura na pele para remover a tinta. Qualquer óleo vai servir.
Esfregue óleo vegetal ou mineral em suas mãos para soltar a tinta. Continue limpando suas mãos em um pano enquanto o óleo dilui a tinta. Use uma esponja abrasiva para esfregar suavemente as manchas mais difíceis. Tenha cuidado para não causar nenhum dano à sua pele.
Use uma mistura de óleo de cozinha com um pouco de sal A principal dica para remover o verniz da pele é recorrer ao óleo de cozinha - preferencialmente o de canola ou o de coco. Quando utilizado de forma correta, esse tipo de produto consegue desprender o verniz das mãos sem causar nenhuma alergia ou lesão.
Uma opção para remover a tinta do ferro é usar lixas. Não é um processo muito eficiente quando seu interesse está em remover toda e qualquer partícula de tinta velha. Mas, em alguns casos, o uso de lixas funciona muito bem, quando a tinta a ser removida está descascando da peça.
Com a tinta antiga removida, umedeça o pano com álcool mineral, e aplique em todo o objeto de metal, para remover todos os resíduos do removedor de tinta. Ao final use água para lavar todo objeto, e em seguida seque tudo com um pano seco.
Bicarbonato de sódio Para aplicar, basta misturar uma pequena quantidade de bicarbonato com detergente, fazendo assim uma “pasta”. Depois, aplique diretamente na pele, deixe agir um pouco e, em seguida, massageie para remover a tinta. Feito isso, basta lavar o local e verificar a eficácia.
Misture uma parte de desinfetante de pinho e uma de água em uma bacia ou balde. Mergulhe a peça de metal na mistura e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Se a peça for muito grande para o recipiente, molhe uma esponja na mistura, esfregue na tinta e deixe agir por 24 horas, no mínimo.
Tinta a óleo/acrílica Utilize leite quente na mancha ou sumo de casca de limão. Aplique no tecido seco e deixe agir por alguns segundos. Para remover o produto, lave com sabão neutro.
Use hidróxido de sódio (lixívia) para remover o cromo de metais ferrosos e carbono. Hidróxido de sódio, comumente chamado de lixívia, é um produto químico cáustico altamente básico.